E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como elaborar um bom currículo em inglês?

31/08/2015 Por: Vanessa Cagliari
Como elaborar um bom currículo em inglês?

Redigir um bom currículo é um desafio não apenas para o candidato, mas também para os recrutadores: a cada dez currículos somente dois são aproveitados, segundo a Associação Brasileira de Recursos Humanos. Muitas companhias multinacionais já exigem o currículo na versão em inglês. Para descobrir como elaborá-lo, conversamos com os professores de inglês Maíra Marins da Silva e Robson Paes Pina Fernandes da escola InC Inglês Corporativo. Acompanhe a explicação dos especialistas:

 
 
Assim como existem orientações para a carta de apresentação, esteja atento ao escrever seu currículo em inglês, pois esse processo pode diferir um pouco do que por ventura estejamos acostumados. Informações como idade, estado civil, foto e filhos não devem ser incluídas. É possível seguir um modelo cronológico, que enfoque sua trajetória profissional de forma pontual: posição, empresa e data. Ou um esquema funcional, que destaque quais foram suas realizações em cada emprego anterior, suas qualificações e possíveis atividades extras, como trabalho voluntário e hobbies, por exemplo. Aqui, abordaremos um formato que combina ambos os aspectos elencados acima, a fim de explicarmos mais amplamente.


 
O cabeçalho deve conter: seu nome completo, endereço, cidade, estado, CEP, telefone e e-mail. Abaixo, coloque a posição para a qual você se candidatará. Inicie seu currículo com um parágrafo de apresentação. Nele, fale brevemente sobre sua qualificação e características que destaquem sua postura profissional. Nomeie essa seção de Summary of Qualifications ou Career Profile.


 
Em seguida descreva sua formação acadêmica em Formal Education ou Education. Após essa parte, inicie a seção Professional Experience. Aqui organize os tópicos cronologicamente, do mais recente ao mais antigo. Coloque o nome da empresa onde trabalhou alinhado à esquerda e, na mesma linha à direita, o ano correspondente.


 
Abaixo do nome da empresa, escreva qual cargo ocupou. Na linha seguinte organize, em tópicos, quais eram suas atribuições no cargo. Caso tenha realizado feitos relevantes em sua antiga posição, crie um subtópico chamado Key Accomplishments para elencá-los.


 
Depois de descrita sua trajetória profissional, fale sobre habilidades e certificações que sejam um diferencial em seu perfil. Intitule essa parte de Core Competences, Areas of Strengh ou Relevant Skills. Caso deseje incluir outras atividades como trabalhos voluntários, participações em eventos e hobbies, faça-o em Social Experience.


 
Por fim, conclua com References, pessoas com as quais tenha trabalhado que possam atestar sua competência profissional. Liste entre duas e quatro possibilidades. Para cada uma diga o nome completo, a profissão, a empresa em que atua, e-mail, telefone e CEP.
 
 
Maíra Marins da Silva e Robson Paes Pina Fernandes são professores de inglês graduados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com certificação internacional pela Cambridge para ensino de língua inglesa. Possuem vasta experiência em cursos de idiomas, escolas bilíngues e técnicas, além de ensino em empresas e tradução de textos. Sócios na empresa InC Inglês Corporativo, atuam no mercado do Rio de Janeiro com cursos in company, capacitando colaboradores de diversas áreas em língua inglesa, e serviços como versão de materiais em inglês, tradução e revisão de textos.




Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar