E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como elaborar um currículo e ir bem em uma entrevista de emprego

27/03/2015 Por: Daniel Fernandes
entrevista de emprego

No mundo corporativo não basta apenas ser um bom profissional, pois é necessário que outras pessoas te conheçam bem, em outras palavras, como já dizia o ditado: é preciso saber vender o seu "peixe". Por isso, a forma como você se apresenta ao mercado é tão importante quanto os resultados que são colhidos ao longo de sua trajetória profissional.


Por outro lado, fazer muito propaganda de si mesmo também se torna prejudicial a seu marketing pessoal. Segundo especialistas, é necessário encontrar um equilíbrio. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para destacar suas habilidades na hora de encontrar um novo emprego, tanto para a elaboração do currículo, quanto para a entrevista de emprego.
 

Currículo

É importante aproveitar e prestar atenção no campo “Resumo de Qualificação”, essa é a parte do documento em que você descreve o que tem a oferecer como profissional.  O desafio é não perder a objetividade, ser claro e conciso, em no máximo, 10 linhas. Uma dica importante é escolher 4 ou 5 itens que deixem explícito suas melhores competências.

Descreva e cite exemplos de projetos que deram bons resultados, experiências internacionais (se tiver e for relevante) e suas principais habilidades.

Um erro comum que os candidatos costumam cometer no currículo é usar palavras que se tornaram clichês, com: proativo, cooperativo, orientado a resultados. Dê exemplos práticos que chamem a atenção do recrutador a tirar conclusões sobre você. Por fim, nunca minta no currículo.
 

Entrevista de emprego

A entrevista é a segunda etapa e decisiva para um candidato apresentar suas qualidades. É fundamental estar com a resposta na “ponta da língua” na hora de encarar o entrevistador, mas tome cuidado para não tornar a entrevista em um monólogo, ou seja, saiba a hora de falar.

É bom ponderar na objetividade, pois ela, em excesso, pode acarretar na omissão de passagens importantes da sua vida profissional. Dê importância ao tempo destacando as habilidades que sejam relevantes à entrevista. É aconselhável prestar atenção às reações do recrutador, se ele balança a cabeça ou se boceja. Preste atenção na linguagem corporal e tire o melhor.
 
Com essas dicas é possível se preparar melhor para uma oportunidade de emprego, além disso, para se destacar no mercado de trabalho é essencial realizar uma pós-graduação de qualidade.

Conheça nossos cursos on-line de pós-graduação e combine a flexibilidade, economia e sucesso profissional ou experimente o curso on-line grátis e tire suas dúvidas.
 


Com informações: Exame


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar