E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como elaborar um portfólio pessoal

28/12/2014 Por: Editorial Dom Bosco
como fazer um portfólio pessoal

Um portfólio é uma forma dinâmica de apresentar as habilidades e qualificações de uma pessoa, além de representar um currículo bem elaborado.
 
Mas como apresentar um portfólio sem exageros e bem organizado? Vamos te dar algumas dicas.


 
Dica 1 – Defina um objetivo
O portfólio deve ser muito bem direcionado, por isso o primeiro passo é saber a quem ele vai ser apresentado e de que forma. O formato online é sempre o mais usado, mas procure ter a certeza de que o receptor prefere desta forma, principalmente dependendo de que tipo de material será apresentado.


 
Dica 2 – A organização
Um portfólio bem organizado é indispensável e primordial. Muitas vezes a pessoa que irá recebe-lo pode não olhar até o final, por esta razão, sempre coloque os melhores trabalhos primeiro.
A separação por temas e a versatilidade são demonstrações de profissionalismo, por isso a organização geral é primordial.


 
Dica 3 – Trabalhos selecionados para entrar no portfólio
Selecionar apenas os melhores trabalhos tornará tudo menos cansativo. Alguns manuais recomendam 10 trabalhos dependendo do que vai ser apresentado.


 
Separar o pessoal do profissional também faz parte da regra para demonstrar o profissionalismo necessário, pois não é tudo que podemos considerar como trabalho.
 
Não considere nada que exponha sua vida fora do trabalho, isso pode “manchar” sua apresentação, pois o empregador geralmente quer apenas o perfil profissional.


 
Dica 4 – Detalhes
Descrever como foi realizado e pensado cada trabalho pode tornar seu portfolio mais completo, fazendo com que o leitor já tenha uma noção do seu estilo de trabalho. Para isso pode ser colocado desde o momento do briefing até a criação final. Imagens são sempre bem-vindas e chamam muito mais a atenção. Ao final colocar sempre o contato, principalmente se seu portfolio for online e aberto ao público.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar