Um portfólio é uma forma dinâmica de apresentar as habilidades e qualificações de uma pessoa, além de representar um currículo bem elaborado.
Mas como apresentar um portfólio sem exageros e bem organizado? Vamos te dar algumas dicas.
Dica 1 Defina um objetivo
O portfólio deve ser muito bem direcionado, por isso o primeiro passo é saber a quem ele vai ser apresentado e de que forma. O formato online é sempre o mais usado, mas procure ter a certeza de que o receptor prefere desta forma, principalmente dependendo de que tipo de material será apresentado.
Dica 2 A organização
Um portfólio bem organizado é indispensável e primordial. Muitas vezes a pessoa que irá recebe-lo pode não olhar até o final, por esta razão, sempre coloque os melhores trabalhos primeiro.
A separação por temas e a versatilidade são demonstrações de profissionalismo, por isso a organização geral é primordial.
Dica 3 Trabalhos selecionados para entrar no portfólio
Selecionar apenas os melhores trabalhos tornará tudo menos cansativo. Alguns manuais recomendam 10 trabalhos dependendo do que vai ser apresentado.
Separar o pessoal do profissional também faz parte da regra para demonstrar o profissionalismo necessário, pois não é tudo que podemos considerar como trabalho.
Não considere nada que exponha sua vida fora do trabalho, isso pode manchar sua apresentação, pois o empregador geralmente quer apenas o perfil profissional.
Dica 4 Detalhes
Descrever como foi realizado e pensado cada trabalho pode tornar seu portfolio mais completo, fazendo com que o leitor já tenha uma noção do seu estilo de trabalho. Para isso pode ser colocado desde o momento do briefing até a criação final. Imagens são sempre bem-vindas e chamam muito mais a atenção. Ao final colocar sempre o contato, principalmente se seu portfolio for online e aberto ao público.
Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.