E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como escolher uma Pós-graduação: cursos de curta ou longa duração?

17/10/2017 Por: Aldo Junior

Existem cursos de pós-graduação a partir de 6 meses de duração

 pos longa curta duracão

A oferta de cursos de pós graduação a distância tem aumentado significativamente. Em 2014, já somavam, segundo a ABED, mais de 3,8 milhões de alunos matriculados nessa modalidade de ensino. Dessa oferta imensa, alguns cursos são de longa duração, 13 meses e outros de curta duração, com 6 meses.


Aqui no Dom Interativo, temos com as duas modalidades, porém, notamos que ainda há muitas dúvidas dos alunos em relação a diferença entre elas. Este artigo busca esclarecer as diferenças entre esses cursos e deixar o aluno mais à vontade para escolher a opção que mais se encaixa em sua vida e carreira profissional.



A realidade é que, tanto os
cursos de longa duração, quanto os cursos de curta duração tem a mesma carga horária. Exatamente: fazendo uma pós graduação a distância de 13 meses ou de uma pós graduação de 6 meses, o conteúdo a ser estudado será o mesmo. Isso porque, segundo as normas do MEC, um curso de pós graduação precisa ter, no mínimo, 360 horas.



O fator principal, portanto, é o momento da carreira do aluno. Ao se
organizar para fazer uma pós graduação a distância, é preciso levar em consideração o fator tempo. Como a carga horário não muda, o aluno precisa avaliar o tempo que terá para estudar e se conseguirá cumprir os requisitos necessários para concluir o curso no prazo contratado.



Estudar o mesmo conteúdo num espaço de tempo de
6 meses pode ser possível para muitas pessoas. As que trabalham com carga horária reduzida, que atuam como autônomos ou em regime de home office, por exemplo, podem ter mais tempo para se dedicar aos estudos. Sendo assim, conseguem estudar mais em menos tempo.


Pessoas com trabalhos formais, em regime CLT, que cumprem horário comercial, porém, podem ter limitações de horário e, por isso, precisam de mais tempo para cumprir a carga horária total do curso. Pessoas que precisam se locomover de casa para o trabalho, por exemplo, perdem tempo no trânsito e acabam por chegar mais tarde em casa. Para essas, dividir o conteúdo em 13 meses pode ser a melhor opção.



A verdade é que, ao optar por
fazer um curso de pós graduação a distância, a decisão é única e exclusivamente do aluno. Avaliar todos esses pontos antes de escolher a duração do curso, pode ser crucial para o sucesso do projeto.


Organize-se previamente e evite se frustrar no decorrer dos estudos e acabar por trancar a matrícula ou abandonar o curso. Para isso, siga estas dicas simples que podem te ajudar:


  1. Calcule a quantidade de horas diárias que você precisará para cumprir o curso todo;

  2. Mantenha a disciplina e cumpra as horas de acordo com o calculado;

  3. Lembre-se que deixando de cumprir as horas num dia, terá de cumprir o dobro no próximo;

  4. Planeje os finais de semana e feriados prolongados com antecedência, assim, evitará de cancelar compromissos ou de deixar conteúdo acumulado;

  5. Sempre que possível, procure adiantar o conteúdo do seu curso. Isso vai ajudar a manter a motivação em alta.



Para ambos os casos, o
Dom Interativo oferece os melhores cursos de pós graduação a distância com pagamento facilitado e condições especiais.


 

Confira nossa lista de cursos, tire as dúvidas com nosso atendimento exclusivo e aproveite todo o conhecimento que temos a oferecer. Programe-se, escolha um de nossos cursos, invista em você e dê um passo importante na sua carreira!



E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar