E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como funciona o estudo Online no Brasil

25/03/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 Como funciona o estudo Online no Brasil

O ensino a distância tem se tornado cada vez mais uma realidade entre os estudantes de todo mundo e, considerando crescimento significativo a cada ano, as projeções para essa modalidade de ensino, não poderiam ser mais positivas. Entretanto, uma das principais barreiras do método ainda é a falta de conhecimento das pessoas, que acabam julgando o método tradicional mais eficaz por serem a que possuem maior contato. Por isso, entenda como funciona o estudo online no Brasil e julgue por si mesmo, qual metodologia convém mais para você.



Crescimento do EAD


O ensino a distância tem sido muito bem recebido entre a comunidade de estudantes, principalmente por oferecer valores e agendas flexíveis a realidade de cada pessoa. Ao contrário do que muitos pensam, o EAD só difere do ensino tradicional no conceito de ‘presença em um local físico’ e isso é tão verdade, que é proibido colocar no certificado do aluno formado a metodologia por ele escolhida, ou seja, se foi presencial ou não.


> É possível estudar com filho pequeno? Veja como


Apesar das barreira da informação, essa metodologia de ensino apresenta projeções positivas, sendo que no intervalo de apenas um ano, entre os anos de 2015 e 2016, salto de 21% das matrículas totais, para 28%; outra informação interessante, é que com ele, cerca de 1,5 milhão de brasileiros tiveram acesso à educação, de acordo com dados publicados pela revista Veja.


A opção tem se tornado cada vez mais popular não só pelas questões de flexibilidade, como também, por oferecer aulas mais dinâmicas e interativas, onde o aluno pode desfrutar de vídeos de curta duração (microlearning) e também games educativos; enquanto no ensino presencial o aluno acaba tendo contato com o conteúdo apenas enquanto está em sala, pela metodologia de ensino online, ele consegue obter mais horas de aproveitamento.


Mas, caso a pessoa ainda tenha a necessidade de conciliar o ensino presencial com o EAD, pode optar pelo método semipresencial, onde desfruta de aulas a distância e também presenciais. O importante mesmo, é que o aluno saiba avaliar seu perfil e entender qual metodologia irá ser mais proveitosa para o seu desenvolvimento.


Outro discernimento ao escolher a instituição ou irá estudar, é usar os órgãos responsáveis por avaliar a eficiência das instituições de ensino, para determinar se ela é ou não confiável; assim, como no contexto presencial, há escolas/universidades que não são tão boas quanto dizem. Então, é bom ficar atento!
Desta forma, uma pesquisa que não pode faltar para avaliar a qualidade de onde o interessado pretende estudar, é do MEC - se a nota for for abaixo de 3, é sinal de o ensino é ruim. Para obter maior assertividade, é sempre recomendado que o aluno entre em contato com a instituição e tire todas as suas dúvidas.


Mas, não esqueça que não somente questões acadêmicas devem ser consideradas, vale a pena dar uma considera no Reclame Aqui, para entender se a Universidade que você vai escolher, respeita o consumidor.





Como o mercado encara o aluno EAD?


Quem faz a Universidade é o aluno! Portanto, o seu sucesso ou fracasso depende especialmente de você. Claro que, escolher nomes renomados e bem avaliados na comunidade acadêmica da área que pretende escolher, vão ajudar; contudo, se você não se empenhar, terá problemas.


Os alunos que se formam na metodologia online são bem vistos no mercado, pelo fato de demonstrarem comprometimento, organização e proatividade para concluir o programa; estudar online, diferente do que muitos pensam, exige muito do aluno, que vai precisar de uma rotina planejada e mentalidade madura se quiser tirar proveito nesta metodologia. Assim, o mercado tem visto de forma positiva pessoas que são formadas em EAD.


A Unidombosco oferece ótimos cursos online e você pode começar o seu agora mesmo! Experimente grátis em nosso site e não deixe de entrar em contato para tirar todas as suas dúvidas sobre a nossa plataforma profissional de ensino.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar