E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como motivar uma equipe para atuar de forma inovadora?

19/09/2014 Por: Editorial Dom Bosco
equipe-motivada 

O papel do líder na motivação e no empenho de uma equipe é fundamental para a gestão de pessoas e, consequentemente, o sucesso de uma organizaçãoÉtica, transparência e atitude são características que um bom líder deve possuir para conseguir o respeito e a admiração de seus colaboradores. Entretanto, ainda existem gestores que usam o método antigo de liderança, em que o chefe manda e o empregado obedece. 


Dica de leitura: Mindset e Educação: A combinação do século


Para saber como funciona o novo conceito de liderança de empresas e como motivar uma equipe para atuar de forma inovadora, nós, da UniDomBosco Ead conversamos com o diretor da empresa Júnior Consultoria Empresarial, João Batista Pereira Júnior. O consultor possui MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela USP e é presidente da Associação dos Administradores da Região de Campinas.


Para o João, o líder inovador precisa ser flexível, possuir amplo conhecimento de desenvolvimento de pessoas, saber delegar as funções e motivar seus colaboradores de dentro para fora. “Para motivar sua equipe você deve ser um líder nato. Primeiramente, você deve gostar de pessoas, colocar o seu colaborador na área que ele se identifica, para assim, explorar suas melhores qualidades”, afirma o especialista.

 A comunicação é outra habilidade essencial que o líder inovador deve dominar para influenciar e incentivar sua equipe. Ele deve estabelecer metas e prazos, treinar seus colaboradores para exercerem suas funções de maneira eficaz e cobrar resultados usando argumentos claros e convincentes, de forma a conquistar o respeito dos demais.

Citaremos alguns exemplos de estratégias econômicas e simples para motivar sua equipe, continue a leitura até o final.

 Aprenda como deve ser uma boa Gestão de Pessoas na empresa

Não faça reunião apenas para broncas

Muitos gestores só falam com a sua equipe no momento em que precisa dar más notícias e chamar a atenção. Mas é necessário fazer reuniões para frisar os pontos positivos, mostrar resultados gerados pelo trabalho que é executado, mostrar as conquistas da empresa. 

É importante entender que qualquer forma de reconhecimento é um incentivo para o colaborar, e assim trará motivação para gerar ainda mais resultado

Dê um propósito à sua equipe

O funcionário precisa saber o quanto o trabalho dele é importante para a organização e fazer com que as pessoas trabalhem por uma causa maior, por um motivo importante, dá sentido a toda ação que ele irá tomar no dia a dia. 

Proponha desafios e recompensas

Uma maneira eficaz de motivar os colaboradores é oferecer desafios, independentemente do tamanho deles, mostre que eles são capazes de trazer soluções para tal negócio e bater a meta solicitada. 

 Resolvendo o problema, receberá uma recompensa, como um vale-presente, uma bonificação em dinheiro, entre outras opções. Com isso a equipe ficará mais engajada e motivada aos desafios. 

 Leia também: Inteligência Emocional: O diferencial dos bons profissionais

 Conheça os seus colaboradores

É preciso entender e conhecer cada um da sua equipe e sua particularidades. Por esta razão, reserve um tempo para conversar com cada profissional e procure compreender o que faz aquele funcionário feliz e as coisas que o incomodam, o que ele espera para o futuro. 

Estimulem a capacitação

Os gestores devem estimular o desenvolvimento intelectual e técnico de seu colaborador, quem está estagnado por muito tempo se torna desmotivado. A pessoa precisa se ver crescendo dentro da organização.

O capital humano é um dos recursos mais importantes de uma organização, sem as pessoas não existe a produção completa e prestação de serviços e as empresas que não investem em cuidar da qualidade de vida de seus colaboradores, sofrem com a alta rotatividade, baixa motivação e resultados ruins

Então é de extrema necessidade que os gestores estejam atentos a todos os pontos para incentivar uma equipe para garantir a motivação de todos e resultados positivos

Conheça o curso online de MBA em Gestão de Pessoas da UnidomBosco Ead e inicie agora sua especialização, o seu sucesso só depende de você!

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar