E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como motivar uma equipe para atuar de forma inovadora?

19/09/2014 Por: Editorial Dom Bosco
 

O papel do líder na motivação e no empenho de uma equipe é fundamental para o sucesso de uma organização. Ética, transparência e atitude são características que um bom líder deve possuir para conseguir o respeito e a admiração de seus colaboradores.

Entretanto, ainda existem gestores que usam o método antigo de liderança, em que o chefe manda e o empregado obedece. Para saber como funciona o novo conceito de liderança de empresas e como motivar uma equipe para atuar de forma inovadora, o portal Dom Interativo conversou com o diretor da empresa Júnior Consultoria Empresarial, João Batista Pereira Júnior. O consultor é MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela USP e presidente da Associação dos Administradores da Região de Campinas.

O especialista destaca que o líder inovador precisa ser flexível, possuir amplo conhecimento de desenvolvimento de pessoas, saber delegar as funções e motivar seus colaboradores de dentro para fora. “Para motivar sua equipe você deve ser um líder nato. Primeiramente, você deve gostar de pessoas, colocar o seu colaborador na área que ele se identifica, para assim, explorar suas melhores qualidades”, afirma Júnior.

 A comunicação é outra habilidade essencial que o líder inovador deve dominar para influenciar e incentivar sua equipe. Ele deve estabelecer metas e prazos, treinar seus colaboradores para exercerem suas funções de maneira eficaz e cobrar resultados usando argumentos claros e convincentes, de forma a conquistar o respeito dos demais.

Para o empreendedor iniciante, João Batista destaca que é importância ter paixão pela atividade e procurar conhecer a atividade de perto e, principalmente, buscar um curso de especialização em empreendedorismo e liderança. “O bom líder deve ser um profissional que acredita no potencial de seu colaborador e o faz se sentir parte da empresa, passando ideias de missão e valor”, disse João Batista.

João Batista afirma que é importante ouvir as críticas e sugestões do grupo. Acreditar e incentivar seus empregados traz como resultado equipes auto gerenciáveis, criativas, engajadas com os objetivos da empresa e que não geram conflitos.  “O bom líder cativa, mostra o caminho, defende e incentiva sua equipe”, conclui.   



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar