E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como o bilinguismo pode auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos

13/05/2019 Por: Editorial Dom Bosco

como o bilinguismo pode auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos
Aprender é algo que inicia no momento em que nascemos. Um processo que envolve, desde tão cedo, a aquisição de habilidades, conhecimentos, comportamentos e valores através das sensações, percepções, memorização e atenção do que ocorre no ambiente ao redor e também individualmente.


Os estímulos, interações, troca de experiências, observação e estudo por meio de brincadeiras, histórias e outras atividades são maneiras existentes de trabalhar o aprendizado, que permitem ao cérebro absorver as informações e responder a elas.


Quando há a introdução de um segundo idioma no processo de aprendizagem de um indivíduo, especialmente no ambiente escolar, o contato com a segunda língua e a cultura que a envolve, além do contexto de situações cotidianas diversas e as disciplinas da grade curricular, acabam por estimular e ampliar as conexões neurais e os benefícios são diversos, tanto para o desenvolvimento dentro da escola quanto pessoal:

- Potencializa a memória;
- Apura a habilidade metalinguística;
- Aumenta a capacidade de concentração e foco;
- Melhora a habilidade de leitura;
- Incentiva a descoberta de soluções para problemas;
- Aumenta da criatividade e pensamento crítico;
- Desenvolve a empatia;
- Facilita a conexão com outras culturas;
- Desenvolve o raciocínio lógico.



Na primeira infância, quando uma criança é exposta a um segundo idioma, além de absorvê-lo de maneira rápida, suas habilidades cognitivas são treinadas o tempo todo, melhorando a capacidade de raciocínio e a memorização.


Na adolescência e fase adulta, além de enriquecer a bagagem cultural, abrir portas para visitar outros países e aumentar a competitividade profissional, o exercício constante do cérebro também é uma maneira de prevenir doenças degenerativas.


A Pós Graduação online de Práticas de Educação Bilíngue aborda a educação em duas línguas no contexto escolar através de contribuições da Neurociência, Psicologia, Sociolinguística e da Pedagogia, além de dar ferramentas aos profissionais e alunos que estimulem o perfil investigativo, autônomo, criativo e prático daqueles que pretendem contribuir para uma melhor educação no país.


Saiba mais sobre Educação Bilíngue.

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar