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Como os blogs podem aumentar as vendas da empresa?

14/04/2015 Por: Vanessa Cagliari
Como os blogs podem aumentar as vendas da empresa

Blogs dirigidos, especialmente, para empresas aumentam a visibilidade, geram mais negócios e aumentam as vendas. É o que afirma uma pesquisa da Hubspot, empresa que oferece softwares de Inbound Marketing que ajudam os sites das empresas a serem encontrados nos buscadores. De acordo com a pesquisa, os sites de empresas com blog recebem 55% mais visitas do que os sites de empresas que não têm.

 
Uma estratégia eficiente para quem pretende iniciar um empreendimento e quer atrair potenciais clientes é investir em marketing digital focado em conteúdo, o chamado content marketing. A ideia é oferecer conteúdo de qualidade sobre temas relacionados ao setor de atuação da empresa e assim, quanto mais relevante for o conteúdo, melhor será o posicionamento do blog em sites de busca e mais chances de atrair o consumidor para sua plataforma. O blog pode gerar receita para a empresa e ainda se tornar um dos meios principais de divulgar a marca, afirma Diego Fernandes de Azevedo Analista de Marketing Digital na empresa Wolters Kluwer Prosoft.

 
 
Para o profissional, os blog são, cada vez mais, itens essenciais em todas os analisadores de SEO e, produzir conteúdos relevantes e frequentes faz com que a empresa tenha cada vez mais páginas indexadas pelo Google e assim, mais chances de ficar bem ranqueado "Se você quer demonstrar conhecimento em determinado assunto, escreva sobre ele. Se o seu conteúdo tiver qualidade vai despertar interesse nas outras pessoas e vai gerar comentários e compartilhamentos. Assim, os potenciais clientes vão passar a confiar na sua marca ou na pessoa que está representando essa marca", afirma Azevedo. Para saber que tipo de conteúdo deve ser produzido, Diego dá algumas dicas:
 
 
 
 -O primeiro passo para gerar o seu conteúdo é decidir sobre o que quer falar. Não adianta produzir um texto que não tenha sentido com a estratégia de marketing que a empresa quer seguir no momento, o conteúdo tem que ser uma ferramenta para venda;
 
-Depois, deve ser feito uma pesquisa profunda sobre o assunto. Procure os especialistas no mercado e, principalmente, dentro da sua empresa, isso fará seu texto ter mais credibilidade. A produção de conteúdo faz sua empresa se tornar referência no mercado;
 
-Decida qual a linguagem que a sua empresa vai tomar. É muito importante ter um padrão para falar em nome da sua empresa. Indico criar uma “persona”, faça reuniões com seus gestores para decidir o perfil padrão do seu cliente e como ele gostaria que fosse o conteúdo;
 
-Comece a produzir o texto, utilize todo o seu conhecimento adquirido nas pesquisas e faça a análise de SEO enquanto redige o texto, depois revise o texto quantas vezes for preciso e vá aperfeiçoando cada vez mais. Peça para alguém revisar, quanto mais revisão, melhor o texto. Geralmente quem escreve, não encontra os erros.

 
 
Além dos benefícios de aumentar o número de páginas indexadas pelos buscadores e demonstrar conhecimento em relação ao ramo de atuação da empresa, através dos blogs, também é possível, interagir com o público, pois é uma maneira de receber feedback dos leitores e aprender com novas ideias e sugestões sobre os textos e produtos da sua empresa. "Isso torna o seu site muito mais dinâmico, pois foge daquele conteúdo estático usado nos sites mais conservadores, o que leva a ter visitas recorrentes e cadastros dos interessados nos seus posts", ressalta o publicitário.
 
    
 
As redes sociais também podem auxiliar nas estratégias de vendas. Segundo Diego, atualmente, o Facebook se destaca entre as redes sociais, entretanto o Linkedin vem se tornando muito importante para as companhias, uma vez que, muitas pessoas estão aderindo a rede em busca de novas oportunidades. No entanto, é muito importante traçar um planejamento estratégico de marketing, pois as redes socias podem tanto promover quanto ofuscar a empresa. "É bom ter em mente que tudo o que você posta pode ter uma repercussão positiva ou negativa e as empresas precisam ter velocidade nas respostas e ser altamente transparentes com seus consumidores, isso dará confiança e engajamento para suas redes", acrescenta.


 
Diferentemente das formas tradicionais de fazer propaganda, o blog é um meio constante de divulgar a sua marca, uma vez que, os posts estarão sempre indexado e gerando tráfego para o seu site. "Atrair pessoas para o seu site pode ser uma tarefa difícil, mas atrair pessoas que estejam interessadas no seu produto é uma tarefa mais difícil ainda. O blog é uma grande ferramenta para isso, ao fazer uma busca simples no Google para entender melhor sobre algum assunto e encontrar o seu post, isso pode ser o início de uma relação permanente de confiança, e a sua marca ao longo do tempo terá grandes chances de ser lembrada no momento de compra", conclui Azevedo.
 

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