E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como romper a barreira salarial dos profissionais graduados

31/10/2017 Por: Aldo Junior

Pesquisa revela que a maioria dos profissionais com curso superior ganha menos de 3 mil reais

 aumento salarial

Um levantamento recente efetuado pelo SEMESP (Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior), revelou que a maior parte dos profissionais com ensino superior concluído, ganha menos de 3 mil reais por mês.


Segundo o estudo, do total de profissionais graduados, 47,09% trabalham na área em que se formaram, 18,7% trabalham em outra área e 34,3% não trabalham.


O cenário fica ainda pior quando analisa o resultado por área de formação do profissional. De acordo com o resultado da pesquisa, 50% dos profissionais formados em cursos de bacharelado ganham menos de 3 mil. No caso das licenciaturas, o percentual chega a 88%, ou seja, apenas 12% dos profissionais graduados em cursos de licenciatura chega a ganhar 3 mil reais.


Do atual contingente de estudantes, ainda segundo o levantamento do SEMESP, 40% optam por uma carreira de bacharelado. Entre elas, o direito ainda é a mais procurada, seguida por engenharia, administração e ciências sociais.


Outro dado importante revelado pela pesquisa, mostra que 38% dos profissionais que disseram não estar trabalhando no momento, afirmam estar se dedicando a uma pós-graduação. Esse movimento mostra um comportamento diferente do tradicional, uma vez que coloca os profissionais já empregados em desvantagem no mercado de trabalho.


É sempre recomendável que se invista na educação continuada para conseguir ter maiores chances de empregabilidade ou de avanços na carreira. Mas o que se vê no atual cenário, é que os profissionais não investem em seus estudos enquanto estão no melhor momento para fazê-lo: quando estão empregados. Esse comportamento abre espaço para quem está se dedicando a alguma especialização enquanto está fora do mercado.


Para vencer a barreira salarial dos profissionais graduados, é preciso que haja empenho em continuar evoluindo e incessante busca por conhecimento. É preciso diferencial para obter destaque na atual carreira e almejar cargos mais altos.


Uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento Catho, mostrou que os salários dos profissionais pós graduados chega a ser 70% maior que o salário dos somente graduados. Um outro estudo, foi ainda mais além. Segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), cada ano de pós graduação pode chegar a corresponder a 40% de aumento salarial.


Se o profissional já atua em alguma empresa e está em busca de aumento de salário ou promoção, o cenário pode ficar ainda mais complexo. Uma pesquisa realizada pela consultoria de carreira Produtive, mostrou que os maiores salários dentro dessas grandes empresas estão em cargos ocupados por executivos que já fizeram mestrado ou doutorado.


Ou seja, a corrida por maiores cargos e salários está cada vez mais acirrada e é imprescindível que o profissional que almeja lugares mais altos invista em sua carreira para quebrar a barreira dos 3 mil reais por mês.


Uma opção que vem sendo destacada para esses profissionais é o ensino a distância. Com horários mais flexíveis e conteúdo idêntico aos cursos presenciais, os cursos de pós-graduação a distância tem preços mais em conta que os cursos presenciais.


Com atividades práticas que desenvolvem habilidades no profissional e uma metodologia exclusiva, o Dom Interativo tem cursos de pós graduação a distância em diversas áreas profissionais. 100% online, os cursos de pós graduação do Dom Interativo oferece ao profissional total flexibilidade de horário, permitindo que ele estude quando tiver tempo disponível e concilie carreira e educação continuada para atingir seus objetivos.


Se você é um desses profissionais que está dentro das estatísticas reveladas nesses estudos, não perca tempo. Experimente a metodologia do Dom Interativo por 7 dias grátis. Matricule-se hoje mesmo e comece a avançar rumo ao cargo que deseja e conquiste o aumento de salário que merece.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar