E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como ser um profissional Freelancer

23/06/2015 Por: Daniel Fernandes


Trabalhar por conta própria, sem hora fixa, fazendo seu próprio ritmo e sem prestar contas à um superior pode ser o desejo de muitas pessoas. Mas as coisas não são assim tão simples quanto parecem, pois trabalhando como freelancer terá total controle sobre seu trabalho, assim como os clientes, gastos, recebimento e pagamentos.

´´Algumas pessoas se preocupam demais em saber se vão receber ou não pelos trabalhos´´, declara Diego Almeida, Designer Freelancer. ´´Algumas pessoas ficam paranoicas com esse lance de pagamento. Alguns vão atrasar o pagamento, é fato. Mas, raramente, passam de 15 dias´´, afirma.

Tendo em mente que o recebimento do pagamento é apenas um dos pontos que deve ser analisado antes de começar sua jornada como freenlancer, abaixo listamos outros pontos que devem ser considerados:
 

1 – Analise seu perfil
Antes de decidir se quer levar a vida como freelancer, é necessário analisar se esse estilo de vida se encaixa em seu perfil, sendo necessária uma autoavaliação. Analise se consegue trabalhar sem supervisão de alguém, sem uma rota pré-estabelecida e sem um horário fixo.
 

2 – Ser seu próprio chefe
Não ter um chefe tem algumas vantagens, mas implicam em responsabilidades. Lembre-se que não terá ninguém para cobrar prazos e nem lidar com assuntos mais delicados. Em outras palavras, você terá contato direto com seus clientes que irão cobrar, exigir e negociar suas demandas.
 

3 – Você deve ser um empreendedor
Outro ponto importante é que, ao ser freelancer, terá que correr atrás de seus próprios clientes, portanto, é necessário aprender sobre empreendedorismo. Além de conseguir os clientes, terá que manter um bom relacionamento entre eles, aperfeiçoando seus produtos/serviços e manter um trabalho de fidelização. Além disso, terá que gerenciar as finanças e traçar estratégias. São essas estratégias que devem ser pensadas para que seja um profissional de sucesso e referência no ramo.
 

4 – Organização
Você terá que ter o total controle de seu tempo, por isso, terá que elaborar um calendário com prazos e determinar quanto tempo se dedicará em cada job (trabalho). Independente do horário que escolher trabalhar, tenha certeza que conseguirá dar conta de toda a demanda e conciliar isso com sua vida pessoal.
 

5 – Reputação
Todo profissional precisa de uma boa reputação. Isso é mais pertinente quando se trata do freelancer. Ter uma boa reputação significa que mais pessoas se interessarão pelo seu trabalho e te contratarão novamente, além de indicar para amigos e companheiros de trabalho. Em contrapartida, caso venha a descumprir prazos, realizar o trabalho incorretamente ou cometer alguns erros, sua reputação ruim pode te prejudicar.
 

6 – Contatos
Ser freelancer é ter uma boa rede de contatos. Normalmente, os trabalhos surgem por meio de indicações. Por esse motivo, é necessário manter esse “networking” para viabilizar uma carreira de sucesso.
 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar