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Como tornar o Facebook da sua empresa mais focado em vendas

13/04/2016 Por: Vanessa Cagliari

Como tornar o Facebook da sua empresa mais focado em vendas

A rede social mais popular da atualidade traz vantagens não apenas para realizar o engajamento de marcas como também auxilia na venda de produtos, tornando-se um forte alicerce para as estratégias de marketing. Com um alto poder de segmentação e amplo alcance, o Facebook proporciona uma gama de recursos para que você alavanque suas vendas.
 
 
Segundo Raphael Lacerda, sócio proprietário da Mercado Binário, agência especializada em geração de leads de vendas, muitas estratégias com foco em vendas não possuem um alto custo, mas pedem uma forma diferente de trabalhar. Veja 4 maneiras de usar o Facebook para aumentar as vendas da sua empresa, segundo o especialista:


 
 
 
1) -Tire o usuário do Facebook
 
O Facebook é uma plataforma fechada, ou seja, tudo que é divulgado lá, permanece na rede social. O primeiro passo de uma estratégia de vendas é conquistar o cliente e conhecer seus gostos e preferências. Descobrir seu e-mail, telefone ou qualquer interesse é o mínimo necessário para começar um processo de vendas.

 
Enquanto o usuário for apenas "um like" ou "um visitante", sua técnica de venda será limitada. Logo, a melhor estratégia de marketing para Facebook é impactar aquele usuário, mas tirar ele desta rede, encaminhando-o para algum lugar em que você possa captar mais dados em troca de algum valor.

 
 
 
 
2) - Menos likes e mais cliques
 
O que promove a evolução da internet é fazer mais coisas, com menos cliques, e hoje, o internauta tem o costume de encontrar o que procura com menos cliques possíveis. Assim, pensando em economia de cliques e gestão comercial, você prefere que o internauta:

 
1- "Dê um like" em que a ação se resumirá nisto, mesmo afetando o seu alcance orgânico?

2- "Um clique" em que você poderá levar este internauta para uma página em que captará mais dados sobre ele, transformando ele em um lead de vendas ou um target para sua campanha de remarketing? O clique é melhor, pois dificilmente o usuário fará as duas coisas.
 


 
3) - Crie um único post e replique

Em uma estratégia de vendas no Facebook, o alcance é um fator de extrema relevância, no entanto o principal diferencial está no que é feito com estes dados de alcance. Posts compartilhados, grupos de Facebook e outras ações que aumentam seu alcance na plataforma devem ser monitorados para se ter uma noção de quantos cliques eles geraram. Dessa maneira, a melhor estratégia é criar um post na página, com um link, e replicá-lo em outros lugares como grupos. Assim, você tem o controle de dados que aquela estratégia gerou de retorno.

 
 
 
4) - Menos imagens e mais links 

Quando o usuário clica em uma imagem na rede social, a imagem aumenta e fica destacada em um lightbox. Mas o que você acha melhor: um clique para a pessoa ver apenas a imagem maior, ou um clique para captar os dados da pessoa e começar um processo de vendas? Se você trabalha em uma prefeitura, é um humorista ou uma marca muito famosa como a Coca Cola, utilizar imagens legais deve ser o alicerce da sua estratégia. Porém, se você trabalha em uma empresa que quer iniciar técnicas de vendas, substitua imagens por links que atraiam pela funcionalidade.
 
 

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Com informações de E-commerce Brasil
 
 
 


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