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Como usar o marketing de conteúdo para aumentar as vendas

19/05/2016 Por: Vanessa Cagliari

Como usar o marketing de conteúdo para aumentar as vendas

O marketing de conteúdo é uma técnica baseada na criação e divulgação de notícias, matérias e artigos relevantes que atraem e engajam o público-alvo da empresa. Também chamado de content marketing, a técnica tem o objetivo de conquistar a credibilidade dos consumidores dentro do segmento, criar uma identificação com a marca e, assim, gerar mais vendas.


 
De acordo com o relatório de Tendências do Marketing de Conteúdo 2015 do Brasil produzido pela Rock Content, 69% dos profissionais de marketing do Brasil afirmam utilizar o marketing de conteúdo como estratégia de vendas, e 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para geração de conteúdo. Se você está pensando em adotar essa técnica para promover seu negócio, siga um passo a passo sobre como implantar o marketing de conteúdo de maneira correta e direcionada ao aumento do número de vendas do seu negócio.


 
 
1.Conheça o seu público
Todos os dias as pessoas são bombardeadas com um grande volume de informações na internet, e, como um lojista você precisa se destacar diante da concorrência. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa de público e descobrir o que é relevante para essas pessoas. Defina as personas diferentes que você deseja atingir e defina o discurso que será feito para cada uma.
 
 
Você pode usar o Google Trends para entender os temas mais procurados em uma determinada região e, no caso do Facebook, você pode usar o Facebook Insights para acessar os dados das pessoas que interagem com a página da sua empresa.


 
 
 
2.Produza notícias relevantes
Produza conteúdo que responda as principais dúvidas do seu público no seu site ou blog, como por exemplo, se a sua empresa vende pacotes de viagens produza matérias que respondam dúvidas gerais, como: como faço para tirar o passaporte? Como fazer um intercâmbio? entre outros. Segundo Cristiano Silveiro, consultor de marketing e diretor da Silveiro.com, a internet é a maior biblioteca do mundo e as pessoas sempre utilizam os buscadores quando têm dúvidas. "Para as empresas, preparar conteúdos que ajudem os usuários é um diferencial gigante frente aos concorrentes", explica.



 
 
3.Crie um calendário editorial
Estabelecer o que será produzido e quando é muito importante. Compreenda as sazonalidades do seu negócio e descubra os melhores dias para postar no site e nas redes sociais. Seguir um calendário e manter a periodicidade dos posts faz com que o seu leitor queira sempre voltar ao seu site buscando mais informação. Prepare sua pauta tendo em mente datas comemorativas, eventos e fatores externos, como feriados.



 
 
4.Promova o seu conteúdo nas redes sociais
De acordo com o estudo da Rock Content, entre as redes sociais mais usadas para divulgar conteúdo estão o Facebook, o Twitter e o LinkedIn. Dependendo do público da sua empresa, o Instagram também pode ser uma boa alternativa, desde que as imagens promovam os produtos e serviços da empresa de uma forma positiva e que atraia a atenção dos consumidores.



 
5.Use o e-mail
Divulgue semanalmente ou mensalmente uma newsletter com os melhores artigos produzidos no seu blog ou site da empresa. Se você já tem uma lista de e-mails, ou uma ferramenta de CRM, uma ótima opção é convidar seus clientes e prospects para conhecer o portal da sua empresa.




6.Ouça seus leitores
Para entender as necessidades do seu potencial cliente, é preciso pesquisar os interesses e preferências dele, seja através de pesquisas qualitativas, ou de análise de palavras-chave. Assim, você terá uma garantia de que você está trabalhando na direção certa. Depois disso, prepare seu conteúdo baseado nas informações coletadas.


 
 
7.Divulgue em outros sites
Depois de produzir o conteúdo, você pode buscar atingir novas audiências para atrair cada vez mais leitores, e publicar em outros sites, ou blogs é uma ótima dica. Guest posting é uma ótima ferramenta para expor seu conteúdo em outros sites. Invista nessa estratégia e chegue em leitores que você não teria acesso apenas escrevendo para o seu portal.


 
 
8.Mensure e otimize
Acompanhe semanalmente ou mensalmente suas métricas para saber como está a sua performance nos sites de busca. Analise quais as palavras-chave mais bem ranqueadas, o número de visitas em cada post, a taxa de rejeição, entre outros. Você consegue todos esses dados no Google Analytics que oferece todas as métricas necessárias para medir seu resultado.

 
 
 
9.Junte postagens antigas em um e-book
Uma ótima ideia para captar novos leads é criar e-books que contêm uma compilação do conteúdo já produzido no site. Ofereça o material gratuitamente no seu site e peça que os leitores façam o cadastro para baixá-lo. Além de captar mais leads, você transforma a imagem da sua empresa fazendo dela uma especialista em seu segmento.


 
 
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