E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como usar o Storytelling a favor das vendas?

27/02/2015 Por: Editorial Dom Bosco
Como usar o Storytelling a favor das vendas?


Há algum tempo, as histórias contadas através da storytelling vem sendo usadas a favor do marketing de vendas. Mas afinal, você sabe o que é storytelling?
 
Significado
 
A união das palavras em inglês story (história) e telling (contar) já dizem algo sobre o significado do termo, que seria uma história contada de forma livre, com personagens fortes e uma história envolvente. Mas como isso pode ajudar nas vendas?
 
Marketing e vendas
 
Esta técnica acaba se tornando um meio da empresa dialogar com o cliente de forma a envolvê-lo emocionalmente. O grande objetivo é a identificação dos personagens por parte das pessoas, de forma que a história agregue valor à marca.
 
O meios emocionais de conquistar o cliente são, ultimamente, os mais usados. Se a empresa apresenta sua história de forma qualitativa, o cliente cria uma identidade e acaba aceitando a marca.
 
Estudos apontam que a atividade cerebral de uma pessoa lendo uma história imita os atos feitos pelos personagens, o que dá a sensação de estar dentro dela, criando um laço emocional.
 
Meios de comunicação
 
Storytelling pode ser praticado por qualquer meio de comunicação, seja ele rádio, internet ou televisão, dependerá da criatividade de seu criador. Uma elaboração através de pesquisa de mercado e perfil do consumidor pode trazer boas ideias para contar uma história que envolva seu cliente.
 
Usar bom humor, por exemplo, pode ser uma boa maneira, mas atenção para não ofender seu cliente, saiba escolher a ferramenta certa de acordo com o seu segmento.
 
Exemplos práticos
 
Esta técnica pode ser aplicada em formato de vídeo no caso de mídias digitais ou televisão. Você poderá contar, por exemplo, a história de sua empresa, sempre dando importância para os detalhes emocionais da sua história.
 
Geralmente, quando a empresa desenvolve algum tipo de trabalho sustentável, ou algum princípio de evolução brusca, pode tocar o cliente, como contar que antes o produto era desenvolvido de forma doméstica, pela família e hoje se trata de uma grande empresa com muitos funcionários.
 
Há várias formas de introduzir a storytelling em uma campanha, basta usar a criatividade!

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar