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Competências que as empresas esperam de você

16/01/2015 Por: Editorial Dom Bosco


Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as empresas exigem, cada vez mais, colaboradores que sejam multitarefas e com perfil certo para cada vaga. Conhecer e desenvolver algumas das habilidades procuradas é crucial em um momento de disputa em uma vaga de emprego.

Confira algumas características que as empresas procuram em seus candidatos:

Pessoas que gostam de pessoas
As empresas procuram pessoas que tenham extremo cuidado quando se trata de pessoas, sejam elas consumidores, funcionários ou parceiros. O respeito e a integridade formam um ambiente poderoso e estimula o trabalho em equipe e deixam o processo de decisão mais rápido. Um grande líder busca os pontos positivos de cada indivíduo de uma equipe e não seus pontos fracos.

Sinergia
Essa sinergia é identificar os diferentes mercados, realizar uma imersão nas diferentes possibilidades de negócio, identificar oportunidades e transformá-los em um projeto único e novo. As empresas valorizam profissionais capazes de ver possibilidades de novos mercados e o aumento de eficiência, interagindo com a empresa como um todo.

Liderança não é tudo
Quando se trata de ambiente corporativo, algumas empresas que, hoje, são modelos, como a Google, buscam profissionais que são capazes de abrir mão da liderança quando necessário. A explicação é que todo funcionário tem conhecimento para contribuir para estratégias da empresa e que, assumir um cargo de chefia, pode se tornar uma barreira para o fluxo de ideias.

Senso de Urgência
É aquele sentimento de sempre estar ligado, com o desejo de solucionar da melhor forma e no menor prazo possível os problemas que possam surgir no dia a dia. Pois, por mais eficientes que os processos sejam, é necessário ter a adrenalina de querer concluir a tarefa e se sentir realizado depois que tudo dá certo.

A Frente do Tempo
É a habilidade de sempre pensar no futuro, ideias e estratégias. Isso impulsiona à buscar novas soluções, tanto para clientes, quanto para os processos rotineiros da companhia. Com isso, as empresas estão de olho em currículos e perfis de profissionais que fizeram mudanças significativas em seus empregos anteriores.

Ser Inspirador
A boa comunicação com os colegas de trabalho é essencial, pois permite que inspire o time, mesmo que seja dentro do escritório ou no ambiente comercial. Além disso, as corporações precisam de pessoas que dão um propósito, afinal, hoje em dia, as empresas vendem ideias e sonhos e, não mais, um simples produto ou serviço.

Mudanças
O cenário corporativo e comercial podem mudar drasticamente de uma hora para outra, portanto, se adaptar rapidamente à essas alterações é extremamente necessário.

Não ter Medo
Todos os tópicos anteriores levam à vontade de aplicar novas estratégias sem medo de errar. Não tenha medo de tomar uma decisão um pouco desastrada, o importante é agir rapidamente e corrigir os erros. Tentar novos projetos, mercados e possibilidades é cometer erros, mas, também, ter um plano B sempre à disposição.

Simplificar
Nem sempre o melhor caminho é o mais complicado. Lembre-se que simplicidade não quer dizer superficialidade. De nada adiantará um projeto elaborado e complicado com estratégias complexas, se a melhor opção é mais simples, barata e descomplicada. Inovação não está diretamente ligada à complexidade.
 
Com informações Exame


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