E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Comportamentos que podem te prejudicar no mercado

18/01/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 Comportamentos que podem te prejudicar no mercado


Comportamentos dizem muito sobre os indivíduos, mesmo sobre aqueles que não temos tanta proximidade. Basta notar uma ação ruim, que passamos a traçar imagem negativa sobre outros. Embora a pessoa possa estar tendo apenas um dia ruim, no momento fica difícil discernir que aquela ação não faz parte da personalidade. Dentro das empresas, essa situação não diferente e há comportamentos que podem te prejudicar no mercado de forma irreversível.


O ditado popular de que “atitudes valem mais que mil palavras” é muito verdadeiro, porque é atitude e não um bom discurso que vão defender quem você realmente é. Inclusive, não entenda que as boas ações só devem ser feitas na presença de outros, porque se os comportamentos adotados em público contam verdades sobre quem os pratica, aqueles realizados quando se está só, dizem muito mais.


Leia a seguir quais comportamentos que podem te prejudicar no mercado e caso os pratique, mude agora mesmo.



Deixar para última hora


A procrastinação e fuga constante de atividades que poderiam ter sido realizadas com antecedência, não contribui em nada com a carreira de quem está no mercado de trabalho. Ficar adiando afazeres apenas sobrecarrega o procrastinador e o torna cada vez mais negligente, ao passo que precisa sempre remanejar sua agenda para realizar atividades atrasadas ou que estão no limite de entrega.  



Ser encrenqueiro


Para causar intrigas não precisa muito, basta usar de forma inadequada a ‘língua’ e, fazer comentários negativos pelas costas para destruir o clima organzacional. A fofoca é uma atitude tóxica que retira toda a credibilidade e profissionalismo dos colaboradores, já que envolve assuntos triviais e que não contribuem de nenhum modo para o crescimento da empresa ou de seus membros. E, não só o fofoqueiro pode se manchar no mercado, como quem escuta este tipo de conversa está sujeito a destruir a carreira.



Cara amarrada


Pessoal e profissional andam juntos e alguns problemas podem fazer com que você não chegue com um rosto muito amigável no trabalho. Independente do que esteja acontecendo em sua vida pessoal, seus colegas e clientes não tem a menor culpa. Quem não consegue conter o “beiço” demonstra não possuir equilíbrio emocional, respeito, profissionalismo e tão pouco, maturidade.



Não saber se posicionar


Pessoas que não sabem se posicionar passam uma imagem negativa a outros, já que acabam concordando com tudo. O mercado de trabalho valoriza pessoas que são equilibradas e que sabem defender de forma clara suas opiniões. Ser “aceita tudo” não é um colaborador exemplar. Assim, saiba dizer ‘não’ quando for necessário e nunca esqueça de defender suas respostas.  



Deixar de investir na carreira


Só porque você conseguiu um emprego, não é sinal que pode se acomodar e não deixar de investir na carreira. Tem muita gente que depois de ser contratado deixa de cuidar do currículo; mas, a verdade é que mesmo depois de estar ativo no mercado de trabalho é indispensável continuar fazendo cursos de extensão, pós-graduação, workshops, dentre outros, para ser um profissional cada vez melhor. Acomodação é uma atitude negativa para qualquer profissional.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar