E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Conheça 8 programas que detectam plágio em trabalhos acadêmicos

12/07/2019 Por: Editorial Dom Bosco

evitar plágios trabalhos acadêmicos

Com a internet à disposição, muitos sites oferecem, gratuitamente ou não, artigos e trabalhos praticamente prontos, dessa forma, os alunos não precisam se esforçar para fazer suas tarefas ou monografias.


Alguns professores e instituições se empenham em desenvolver técnicas que evitem o plágio de trabalhos acadêmicos. Uma boa opção é exigir uma parte descritiva no trabalho, exigindo que o autor exponha opiniões e argumentos. Dessa forma, o aluno é obrigado a ler e entender sobre o assunto.


Ter o diálogo aberto também é muito importante, pois o aluno pode estar sofrendo de falta de tempo ou qualquer outra circunstância que possa abrir margem para a cópia, entender e conversar sobre essas situações fará bem para ambas as partes.


Além das prevenções, muitas vezes, os professores enfrentam dificuldade em corrigir os trabalhos, porque nem sempre é fácil identificar o plágio. A boa notícia é que, atualmente, existem sites e softwares que podem identificar cópias e outra fraudes em trabalhos acadêmicos.


Abaixo, listamos as
melhores ferramentas disponíveis que irá ajudá-lo a identificar esse problema:



1 – Turnitin


turnitin plagio trabalhos


É usado por mais de 1 milhão de professores ao redor do mundo e no Brasil, está entre os queridinhos das Universidades Públicas, como Unicamp e USP. A sua possibilidade de idiomas também é notável, com 12 traduções, sendo uma delas o próprio Português. 


Outra vantagem para os educadores que precisam validar a originalidade de inúmeros projetos, pelo Turnitin é possível fazer a verificação de um número ilimitado de arquivos ao mesmo tempo.


2 – iThenticate


ithenticate identificador de plagio


Um dos mais populares para detectar e prevenir plágios profissionais, o iThenticate consulta o acervo com mais de 45 milhões de páginas da internet; 90 milhões de dados em acervos institucionais; e mais de 32 milhões de arquivos acadêmicos.


A plataforma é bastante fácil de manusear e permite que você consiga compartilhar arquivos com outros usuários da base, facilmente. 



3 - Plagiarism detector

Plágio em trabalho academico

Mesmo sendo gratuito, o Plagiarism Detector oferece uma gama de funcionalidades e praticidade para deixar suas produções profissionais, acadêmicas ou pessoais, dentro das normas legais. Bastante amigável, ele pode ser usado online. 


Outro ponto interessante deste programa, é a não necessidade de colar textos; caso você queira, pode apenas usar a URL do arquivo que ele faz todo o resto. 


4 – Plagius

Programa de plágio


Consegue detectar cópias em arquivos de vários formatos como Word, Pdf, OpenOffice, HTML e texto simples. O Plagius oferece relatório esclarecedor, com: Suspeitas; Suspeitas Confirmadas; e Sucesso da Busca (quanto foi vasculhado). 


Você pode filtrar fontes, trechos e artigos que deseja desconsiderar da busca, personalizando o que for mais fácil para sua pesquisa. 



5 – Ephorus

ephorus detector de copia de trabalho


O Ephorus é um ótimo programa para detectar plágio e fornece tempo de experimentação gratuita. Para melhorar seus serviços, ele se tornou parceiro do Turnitin (já citado) e quem possui conta em ambos, pode integrar as bases. 


Com a união das plataformas, não só as bases podem ser compartilhadas, como o usuário poderá expandir seu acesso a ferramentas exclusivas de ambos. 


6 – Jplag

jplag plagio programa


O JPlag possui uma proposta diferente dos demais programas de plágio: ele não busca cópias na internet e nem analisa a cópia de textos simples; seu objetivo é detectar plágios nos códigos de programação. 


Como é complexo fiscalizar se houve plágio no código fonte dos programas, ele consegue fiscalizar trabalhos em Java, Scheme, C, ou C++ e comparar o resultado com outros realizados, se houve ou não copy-paste. 


7 - Farejador de Plágio

Plágio 1


Para quem deseja uma solução mais rápida e fácil, o Farejador de Plágio pode ser uma boa pedida. Assumimos que não é o melhor da lista, mas consegue atender o básico que é detectar plágios com busca personalizada e tudo em Português. 


Todavia, não funciona sem acesso ao Word e internet, não sendo tão recomendado para todos os casos de detecção de cópia. Porém, ajuda muito e tem algumas funcionalidades extras. 


8 - DOC Cop

doccop plagiarismo trabalhos


O DOC Cop também é indicado para quem não precisa de plataforma muito complexa; mas, apenas que fiscalize o plágio. Novamente, não é uma das melhores para quem precisa corrigir uma cesta de trabalhos, mas ajuda. 


O legal, é que em sua versão online, você pode pagar apenas quando utilizar e ainda pode escolher o quanto deseja investir. 

Quer receber mais dicas como essa para aplicar em seu trabalho na Educação? Então, você precisa conhecer nossas especializações em Educação.

Plágio em trabalhos

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar