E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Conheça as principais carreiras da área de contabilidade

16/07/2018 Por: Editorial Dom Bosco

carreiras da área de contabilidade

Análises, orientações, auditoria e controladoria. Toda empresa precisa de um profissional responsável pelo controle de suas contas, pela gestão de tributos e assinatura de balanços e outros documentos.
 
 
O profissional de contabilidade passou a ser considerado um agente importante na tomada de decisões de uma empresa, devido ao seu perfil visionário e entendedor de todos os departamentos de uma empresa. Faz parte do seu papel ser um gestor dos negócios responsável pela ascensão dos negócios de empresas, orientando as decisões baseadas em relatórios financeiros.
 
 
De acordo com a Resolução CFC nº. 560/83 normatizada pelo Conselho Federal de Contabilidade, diversas funções foram atribuídas ao profissional de contabilidade. Confira as principais carreiras da área de contabilidade e suas funções:

 
 
Contador
O contador é responsável por realizar os registros contábeis de empresas, pela prestação de assessoria contábil, declaração de imposto de renda e o planejamento tributário da empresa.
 
Além da graduação em Contabilidade, para atuar como contador é necessário ser aprovado em um exame do Conselho Federal de Contabilidade, que registra o profissional como contador habilitado em todo o país. As áreas de atuação são contabilidade Comercial, Hospitalar, Industrial, Rural, Pública, Imobiliária, de Serviços, de Transportes, de Seguros, etc.


 
Analista Financeiro
O profissional contábil poderá atuar como analista financeiro em companhias em três áreas: análise de crédito, análise de investimento e análise de desempenho. Além das funções citadas, outros mercados estão surgindo em função das transformações advindas da tecnologia e da globalização que ampliam o campo de atuação do profissional contábil.

 
 
Perícia Contábil
A perícia contábil é uma especialidade de peso na área da contabilidade, pois consiste em avaliar e diagnosticar as causas de desvios, ou má utilização do dinheiro. Segundo a Resolução do CFC nº 560/83 - art. 3º, a perícia contábil é uma atribuição privativa dos profissionais da Contabilidade.

 
 
Consultor
O consultor contábil aconselha empresas em relação à forma de gerenciar seus recursos financeiros, em função de recolhimento de impostos. O profissional pode trabalhar como consultor nas áreas de tributos, contabilidade aplicada, contabilidade internacional, custos, sistemas e análise financeira.

 
 
Auditor
Responsável pela avaliação minuciosa da aplicação de recursos financeiros, o auditor é quem faz a avaliação da forma como tais recursos são administrados e utilizados, até a identificação de falhas no controle do dinheiro.
 
Além dessas áreas da contabilidade, o CFC ainda cita outras perspectivas profissionais, como auditoria ambiental, contabilidade ecológica, investigador de fraudes contábeis, entre outras.

 

pos em financas 

Invista na carreira de contabilidade com os cursos online em Contabilidade do Dom Interativo. Clique aqui e conheça os cursos de MBA em Gestão Contábil e MBA em Gestão da Contabilidade e Finanças Empresariais.
 
 
 
 
 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar