E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Conheça o trabalho do gestor de turismo

22/02/2017 Por: Vanessa Cagliari

gestor de turismo

O gestor de turismo ou gerente de turismo, para muitas pessoas, é o profissional responsável por cuidar da organização e do planejamento de viagens e atividades de lazer. No entanto, o papel deste profissional não se restringe somente a essas funções.
 
 
O trabalho do gestor de turismo também implica em coordenar os procedimentos necessários para o bom funcionamento de hotéis, pousadas, resorts, agências de turismos, empresas de transporte e de eventos. Em todas essas atividades, o profissional deve se preocupar com a segurança do viajante e eficiência de cada deslocamento, mas sempre controlando as despesas da empresa.
 
 
Em prefeituras e órgãos públicos como secretarias municipais e estaduais de Turismo, o gestor trabalha com a implantação de projetos que possibilitam o desenvolvimento turístico local promovendo e divulgando as atrações da cidade.
 
 
Para essas tarefas, o gerente de turismo precisa saber adequar o orçamento financeiro da empresa às necessidades de cada viagem, fazendo parceria com uma agência de viagem, que oferece as melhores soluções e menores preços.
 
 
Além desse papel estratégico, faz parte do trabalho do gestor de turismo orientar e gerenciar a equipe de trabalho; organizar exposições, congressos e feiras de negócios; providenciar e organizar a infraestrutura para eventos, coordenar acomodação, alimentação e transporte de integrantes de eventos e coordenar a preparação de refeições em restaurantes.


 
 
Turismo corporativo
Devido à necessidade de alavancar o negócio por meio de reuniões, congressos e treinamentos, as empresas, em geral, passaram a destinar uma parcela maior de seu orçamento para gastos com viagens, sendo considerada a 3ª maior despesa de empresas, atualmente.

 
Por conta dessa necessidade das empresas, a área de turismo corporativo passou a ser mais profissionalizada, e hoje, as grandes empresas possuem departamentos para organizar as viagens demandando maior agilidade por parte das agências de viagem.

 
 
 
Mercado de trabalho para gestor de turismo
As possibilidades de carreira para o gestor de turismo são diversas, podendo atuar com marketing turístico, turismo de negócios, gestão de agências de viagens, gestão de empresas de transporte, ecoturismo e planejamento de políticas públicas de turismo.
 
 
 
Em relação às competências profissionais, as principais ferramentas de um bom gestor de turismo são experiência na estrada aliada a um bom material de consulta, especialmente quando problemas acontecem e precisam de uma solução rápida. Além disso, é importante dominar conhecimentos básicos de história, geografia, entender de visto, vacina, gestão, questões geopolíticas, inglês e dominar uma segunda língua.

 

Sobre o salário do gestor de turismo, segundo uma pesquisa salarial da Catho sobre os salários dos cargos de turismo e hotelaria, a remuneração média do cargo está fixada em R$ 7.061,01.


 
Invista na carreira de turismo e conheça o curso de MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade do Dom Interativo que oferece conhecimentos sobre marketing, serviço de recepção, turismo e viagens, funções nos restaurantes, administração geral, gestão, entre outros conhecimentos. Estude grátis, por 7 dias.





Saiba mais:
> Os salários dos cargos de turismo e hotelaria
 
> Área de turismo oferece oportunidades de carreira: salário pode chegar a R$ 17.651,29





 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar