É muito comum termos pouco tempo para impressionar alguém com apenas um discurso, ainda mais, no ambiente de trabalho. Muitos profissionais acabam perdendo o raciocínio das palavras devido ao nervosismo ou a falta de preparo.
Acontece que, quando ouvimos alguém falando, não são somente as palavras que são analisadas pelo cérebro, mas também é feita uma análise investigativa que detecta informações sociais relevantes como inteligência e educação.
Portanto, é possível melhorar o discurso com a forma de falar?
A resposta é “sim”!
Quando se trata de persuasão, falar é melhor do que escrever, porque pelo discurso oral é possível transmitir:
- Inteligência
- Emoção
- Raciocínio
- Tom
Sendo assim, não só o que você fala, mas como você fala.
Confira abaixo algumas dicas para tornar seu discurso mais cativante:
1 – Melhore sua postura
A erudição é mais do que as palavras. Fique atendo à sua postura: de pé ou sentado em linha reta, mas com a coluna relaxada. Uma postura certa projeta autoconfiança e coloca você em um estado físico-mental confortável e confiante para falar.
2 – Evite Clichês
É importante evitar linguagem sem sentido, como jargões ou usar palavras “inteligentes” sem seu significado correto. Essa conduta transmite falta de ideias originais.
3 – Cuidado com o tom da voz
Projete sua voz para falar de uma formais mais confiante com as pessoas. Lembre-se que falar com confiança não é falar num tom alto.
Nunca grite, isso leva seus ouvintes ao limite e causa danos à sua voz.
4 – Preste atenção na sua voz
Geralmente, vozes atraentes possuem uma frequência e um timbre agradável. Procure referências de boas vozes e, ao escutá-las, tente modular a sua voz na mesma frequência.
5 – Dê pausas
É importante manter o discurso, mas também é necessário dar pausas. Essas pausas enfatizam e adicionam raciocínios ao seu discurso e tempo para o ouvinte refletir.
6 – Não fale coisas que você não conhece
Se você sabe comento o básico sobre algum tópico, não interrompa a discussão para dar sua opinião sem um conhecimento específico. Caso a conversa esteja indo para uma área que você desconhece, tente direcioná-la para um terreno familiar onde você pode falar facilmente com seu conhecimento.
Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.