E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Descoberta da ciência pode impulsionar a criatividade

07/03/2016 Por: Vanessa Cagliari

Descoberta da ciência pode impulsionar a criatividade


O que é melhor: trabalhar em um café um pouco barulhento, ou em uma biblioteca super silenciosa? Se a sua intenção é ser criativo, então o café pode ser uma ótima opção. Pelo menos, é o que afirma uma pesquisa feita pela Universidade de Illinois (Estados Unidos) e conduzida pelo professor Ravi Mehta.

 
 
O pesquisador junto com outros cientistas mediram os níveis de criatividade de quatro grupos de voluntários, que tiveram que desenvolver tarefas em três tipos de ambientes: silenciosos, com barulho moderado (entre 50 e 70 decibéis) ou muito barulhentos (até 85 decibéis). O resultado: quem ficou em lugares com sons moderados, de até 70 decibéis, tiveram melhor desempenho nos testes, pois os ruídos moderados podem estimular a criatividade e a pessoa não fica nem tão focada e nem tão dispersa, segundo os pesquisadores.


 
 
O grau moderado de ruído de fundo é o bastante para tirar as pessoas de seus padrões de pensamento e estimulá-las a deixar sua imaginação vagar, melhorando o processo criativo, segundo os autores da pesquisa. "Entrar em um ambiente relativamente barulhento pode desencadear o cérebro a pensar abstratamente, e assim gerar ideias criativas", explicam.

 
 
 
Já os voluntários que ficaram em lugares muito barulhentos, com até 85 decibéis, o resultado foi o oposto, ou seja, eles tiveram menos criatividade. Para quem executa tarefas muito detalhadas, que exigem um nível maior de concentração e atenção, o melhor é escolher um ambiente sonoro mais tranquilo, ou até mesmo, totalmente silencioso.


 
 
Dica extra: Se você quer ser mais criativo, mas não tem tempo de ir à um café, existe uma ferramenta que simula o som desse ambiente, o Coffitivity. Justin Kaulzer, inspirado pelo estudo da Universidade de Illinois desenvolveu o aplicativo online que é gratuito e tem um ciclo contínuo de ruído de cafés. Além dos ruídos das conversas, o programa inclui uma função para simular fones de ouvido nesse ambiente, permitindo que você adapte os volumes do seu computador para o barulho de música e do café parecerem separados.


 

 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar