E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Descubra como fazer um plano de carreira eficaz

29/10/2017 Por: Editorial Dom Bosco

 como fazer um plano de carreira

Você sabe onde chegar com a sua carreira? Conquistar uma promoção, conseguir um cargo de liderança ou ganhar um salário mais alto são desejos comuns de muitos profissionais, que, por falta de conhecimento, acabam não sabendo como alcançar tais metas.
 
 
Para solucionar esse problema, a construção de um plano de carreira é um caminho para descobrir quais são os seus objetivos e o passo a passo para alcançá-los. Para quem não sabe o que é um plano de carreira, ele funciona como um guia que delimita quais as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas para alcançar as metas pessoais e profissionais.
 
 
Nos dias de hoje, desenvolver carreira é escrever sua própria história profissional, segundo Paula Bellizia, CEO da Microsoft Brasil. “Quem manda na sua carreira é você”.
 
 
Paula, quando era executiva na empresa Whirpool tinha o objetivo de mudar de indústria e ir para o segmento de bens de consumo. “Uma pessoa me disse que eu nunca iria alcançar o meu objetivo. Naquele mesmo dia, construí um plano para fazer exatamente isso”, conta. Quer aprender como fazer um plano de carreira? Acompanhe:


 
 
1.Saia da zona de conforto
Superar o medo de sair da zona de conforto é o primeiro passo para fazer um plano de carreira eficaz. Se abrir para as novidades e correr riscos são atitudes fundamentais para descobrir sobre o que você realmente quer fazer.


Segundo o Coach profissional, Henrique Molina, o próximo passo do planejamento de carreira é entender o seu estado atual e analisar todos os pontos do setor profissional hoje. Faça perguntas, como qual a sua função? Você está satisfeito com ela? O que você mais gosta de fazer? E o que menos gosta? Anotar todas essas informações ajuda a ter mais clareza para descobrir quais são seus objetivos de carreira.

 
 
 
2.Estabeleça seu Estado Desejado
Descobrir como você deseja estar profissionalmente no futuro é uma reflexão importante para alcançar o sucesso e a felicidade no trabalho. Quando você define seu objetivo, guia melhor sua carreira, toma as rédeas da sua vida profissional e não espera as coisas acontecerem, segundo Henrique.
 
 
Mas não adianta apenas definir o seu Estado Desejado. Você deve compreender o que impulsiona essa vontade, fazendo perguntas, como por que valerá a pena alcançar tal meta? Por que isso é importante? As respostas devem estar alinhadas ao que você valoriza na sua vida, pois, assim, será possível se manter focado durante todo o plano de carreira profissional.

 
 
 
3.Estipule metas
Depois de descobrir o que você deseja para a sua carreira no futuro, defina quais as condições necessárias para se atingir o sucesso profissional. Para defini-los, é preciso identificar a distância que o separa do seu Estado Desejado, e dividir essa distância em espaços menores, delimitando o que você precisa aprender ou mudar.


 
Identificar o que precisa aprender fica mais fácil ao investir em autoconhecimento. É muito importante descobrir quem você é, o que te faz bem e quais são as suas melhores qualidades pessoais, para, assim, desenvolver as competências que permitirão alcançar o objetivo traçado.


 
 
 
4.Estabeleça prazos para cumprir cada meta
Por fim, o último passo do desenvolvimento do plano de carreira é organizar as metas de modo que permita alcançá-las em um período definido. Ao estipulá-los, você deve considerar as dificuldade que deverá enfrentar e o que fazer para solucionar cada uma delas.


 
 
 
Seguir um plano de careira funciona como um verdadeiro guia para chegar a tão desejada satisfação pessoal. Para complementar, invista em atualização profissional por meio de livros, cursos de especialização e participando de palestras e congressos sobre a sua área.




 
 
 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar