E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Descubra quais as atitudes que prejudicam a produtividade no trabalho

29/07/2016 Por: Editorial Dom Bosco

Descubra quais as atitudes que prejudicam a produtividade no trabalho

Nada sabota mais a sua produtividade do que os maus hábitos. Eles são imperceptíveis até você perceber os danos que eles causam ao seu rendimento. Segundo o especialista em inteligência emocional e psicólogo Travis Bradberry, os maus hábitos nos deixam mais lentos, reduzem nossa precisão e diminuem a criatividade. Veja, a seguir, as atitudes que prejudicam a produtividade no trabalho, segundo o psicólogo.
 
 
1. Navegar pela internet
Para você conseguir ter foco e se envolver em uma tarefa são necessários, pelo menos, 15 minutos. Segundo Travis, quando você se engaja em produzir algo você entra em um estado eufórico de produtividade aumentada chamado de "fluxo" (flow, em inglês). Quando se entra nesse estado de fluxo, a produtividade aumenta cinco vezes.
 
 
Cada vez que você entra em um site de notícias ou em uma rede social, você sai deste fluxo produtivo. Daí, lá se vão mais 15 minutos para se concentrar. E se você passar o dia navegando na internet, é bem provável que vá passar o expediente inteiro sem entrar no fluxo produtivo.

 
 
2. Convocar reuniões desnecessárias
De acordo com Bradberry, as reuniões tomam muito tempo do trabalho, e as pessoas superprodutivas as evitam o máximo possível. O especialista aconselha que os funcionários avisem aos participantes que todos deverão se restringir ao que consta na programação, pois, dessa forma, é colocado um limite claro, que motiva todos a serem mais focados e eficientes.
 
 
 
3.Responder e-mails assim que eles chegam
De acordo com Travis, um estudo de 2013 descobriu que o trabalhador médio gasta 28% do seu dia de trabalho lidando com e-mails. Mais de um terço dos participantes disse que checa seus e-mails várias vezes ao dia, fora do horário de trabalho. Um terço dos participantes disse que costuma responder os e-mails dentro de 15 minutos.
 
 
Para ser mais produtivo, o ideal é que você não permita que os e-mails sejam uma interrupção constante. Pessoas produtivas traçam uma programação para checar a caixa de entrada, elas priorizam as mensagens de acordo com a importância, sempre configurando alertas. Os demais e-mails são checados em outra oportunidade.
 
 
 
4.Deixar para começar um trabalho só quando as ideias estiverem “perfeitas”
A maioria dos escritores gasta longas horas pensando no roteiro e nos personagens, e até chega a escrever páginas que nunca serão incluídas no livro. Trabalho perdido? Não, pois elas sabem que as ideias precisam de tempo para serem desenvolvidas.
 
 
O hábito da maioria das pessoas é travar na hora de começar um trabalho porque as ideias não estão perfeitas e o que foi produzido será descartado. "Mas como você pode produzir algo excelente se você não começar e não der tempo para suas ideias amadurecerem?", pergunta Travis. Ele ainda cita a autora Jodi Picoult, que diz que "você pode editar uma página ruim, mas não pode editar uma página em branco".
 
 

 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar