E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Descubra quais as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho

06/11/2015 Por: Vanessa Cagliari
Descubra quais as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho

A concorrência tem se tornado cada vez mais acirrada no mercado de trabalho e, para se tornar um profissional requisitado, é necessário desenvolver habilidades e competências específicas. Segundo a empresa de recrutamento, Robert Half, no atual cenário, o perfil comportamental é mais valorizado em relação ao perfil técnico, uma vez que as empresas e os recrutadores perceberam que é muito mais fácil ensinar capacidades técnicas do que comportamentais.


 
E essa tendência é analisada em diferentes áreas, como por exemplo, no setor de engenharia, em que são cada vez mais valorizados os profissionais com perfil consultivo e que atuam integrados aos outros departamentos da empresa. "Não é só mais um bom perfil técnico que é valorizado. São procurados aqueles profissionais que têm uma visão mais holística da organização e conseguem melhorar o desempenho financeiro das empresas", destaca a gerente de negócios da Robert Half, Ana Carolina Rezende.

Quer saber quais são as outras habilidades valorizadas pelo mercado? Então, confira uma seleção a seguir.


 
 
1. Comunicação
 
A capacidade de se comunicar bem é o caminho para profissionais técnicos atuarem de forma integrada aos processos da empresa. Afinal, são os executivos que precisam explicar toda a parte técnica de suas áreas para diferentes públicos, desde os funcionários da fábrica até o CEO da empresa.



 
2. Trabalho em equipe
 
Os profissionais que não conseguem mostrar que possuem a habilidade de trabalhar em equipe não são vistos com bons olhos pelos gestores da empresa. Demonstrar integração e espírito de equipe são condições fundamentais para crescer na carreira.



 
3. Resiliência
 
A resiliência é uma habilidade que, geralmente, é construída com a maturidade emocional. De qualquer maneira, é importante que o profissional desenvolva o quanto antes a sua capacidade de lidar com situações de mudanças inesperadas, crises e de oposições sem deixar abalar a sua produtividade.


 
 
4. Comprometimento
 
Detectar e superar desafios de maneira assertiva e proativa é uma ótima forma de comprovar seu comprometimento com a empresa. Procure ir além do seu trabalho, saia da zona de conforto e pense fora da caixa, pois são qualidades muito bem vistas.


 
 
5. Intraempreendedorismo
 
A expressão que resume essa habilidade é "senso de dono". O intraempreendedor possui a capacidade de inovar, criar ideias, analisar cenários e buscar novas oportunidades. Portanto, seja um profissional que abraça os projetos com a responsabilidade e a atitude de um empreendedor.


 
Quer se destacar no mercado de trabalho? Então, conheça os cursos de MBA online e de pós-graduação online do Dom Interativo que oferecem essas e outras habilidades requisitadas pelas empresas.
 
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar