E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Desempenho de alunos melhora em até 70% com professor capacitado, aponta pesquisa

22/07/2015 Por: Vanessa Cagliari
Desempenho de alunos melhora em até 70% com professor capacitado, aponta pesquisa

 
Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Ayrton Senna e pelo Boston Consulting Group intitulada de Formação Continuada de Professores no Brasil revelou que capacitar professores é a estratégia mais viável para melhorar o desempenho dos alunos. O estudo apresenta oportunidades e desafios relacionados à formação continuada de professores no país e, de acordo com os resultados, alunos expostos a bons professores aprendem de 47% a 70% a mais do que aprenderiam em média em um ano escolar. Além disso, a pesquisa destaca, também, que é possível atuar em todas as fases da carreira, e que promover a melhoria da formação dos docentes apresentaria melhores resultados em um curto espaço de tempo. 


 
No total, foram entrevistados, por meio eletrônico, 2.732 pessoas entre professores, diretores de escola, secretários de Educação, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos entre novembro de 2012 e março de 2013. De acordo com Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, a pesquisa discutiu possíveis linhas de ação que podem contribuir para impulsionar a formação continuada e a especialização dos professores no Brasil. "A capacitação dos professores é a alavanca acionável para a melhoria da qualidade da educação no curto e médio prazo", disse Viviane.


 
Segundo o ex-ministro da educação Henrique Paim, o diagnóstico da pesquisa está de acordo com os levantamentos do MEC, que identificaram um distanciamento entre a formação oferecida nas universidades e a realidade nas salas de aula. "A palavra-chave é amadurecimento. A relação entre educação básica e a educação superior precisa ser aperfeiçoada para melhorar a formação inicial e continuada dos professores", afirmou.


 
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes), divulgou um edital para desenvolver a formação em competência socioemocional, direcionado para lidar com estudantes em situação de instabilidade. Serão oferecidas bolsas de estudos para 150 professores de educação básica das escolas públicas, 300 para estudantes de graduação, 30 para doutorandos e 60 para mestrandos.


 
Quer iniciar um curso de especialização em educação? Então conheça os cursos online de pós-graduação do Dom Interativo que oferecem conhecimentos sobre inovação e novas metodologias de ensino. Entre os cursos estão: Pós-graduação em Educação Inclusiva, Pós-graduação em Libras, Pós-graduação em Psicomotricidade, entre outros.
 
 Com informações de Ministério da Educação
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar