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Dicas de CEO para o sucesso na liderança de empresas

27/07/2015 Por: Vanessa Cagliari

Dicas de CEO para o sucesso na liderança de empresas

Uma empresa que deseja crescer e se manter competitiva precisa praticar a liderança, constantemente. Um bom líder deve saber se comunicar com sua equipe, uma vez que promove a integração de todas as partes do processo de um projeto. A partir disso, estratégias serão disseminadas, gerando o engajamento dos profissionais e a estruturação de práticas de gestão e das condições necessárias à busca da excelência, conforme explica o CEO da Yoshi, Walber Fujita que concedeu algumas dicas sobre como realizar boas práticas de liderança. Acompanhe:


 
-Quais as características e habilidades que um líder deve possuir para o sucesso na gestão de empresas? Qual é o perfil desse líder?
 
O líder tem senso de organização, senso de responsabilidade, conhece bem os processos, os profissionais da organização, sabe criticar e sabe dar feedback. Ele deve ter o perfil de alguém que faz uma boa análise, enxerga oportunidades lá na frente e, inclusive, enxerga coisas que muitas pessoas não enxergam, como por exemplo: dentro do processo de trabalho, ele tem que buscar algo que possa ser eliminado, consolidado ou reduzido.


 
-O que fazer para se manter atualizado em relação às novas estratégias de mercado?

Procure entrar em contato com especialistas da área, consultores, mentores, participe de feiras, seminários, palestras, cursos, fóruns e discussões para se manter por dentro. E depois de toda pesquisa, a primeira coisa a fazer é perguntar para si mesmo: Para que serve isso? Como vou realizar determinada ação? Ela serve para a minha empresa?


 
-Que habilidades de comunicação esse profissional precisa dominar? 

Se você deseja ser um líder de verdade, você precisa aprender a ser claro e objetivo quando for comunicar alguma coisa à sua equipe. Mas, a principal habilidade que você tem que dominar é aprender a escutar. Escute muito e dê liberdade para que seus funcionários possam resolver problemas menores.


 
-Conte quais estratégias são eficientes para motivar uma equipe a otimizar seu trabalho de maneira a interagir com as ideias dos outros colaboradores.

Existem muitas ferramentas boas para gerenciar equipes no mercado, mas é importante inserir algo que esteja alinhado aos processos da empresa. Após isso, ensine sua equipe a trabalhar com esta ferramenta. Por exemplo, a Toyota, a Nissan, a Honda e a Nestlé utilizam canais que são abertos para qualquer colaborador dar sugestões de melhorias ou apresentar algum problema em determinado lugar ou determinada solução. Então, é importante criar uma linha de comunicação entre o líder e seus colaboradores, pois isso tudo vai te fazer criar relatórios sobre várias situações da sua empresa. Coloque todos integrados com alguma ferramenta em que a informação flua, recolha esses dados e tome uma ação. Para motivar os profissionais, essas mesmas empresas costumam premiar os colaboradores que ajudam com boas ideias, assim como o reconhecimento pessoal junto a equipe.



-Como o líder empreendedor deve explorar as habilidades de seus colaboradores?

A primeira coisa que um líder deve fazer é realizar uma leitura correta de todos os pontos fortes e fracos de cada um de seus colaboradores. Fazê-los entender relações com seus objetivos, qual é o mercado que a empresa atua e quais são as competências que você precisa de cada colaborador. Depois disso, você deve delegar as tarefas que cada profissional domina bem. Explique o passo a passo do projeto e incentive aqueles que terminarem suas tarefas a ajudarem os colegas com as tarefas deles. Além de tudo, o líder deve dar exemplo, ele deve interagir com as pessoas e não se afastar, pois dessa forma, a equipe terá uma boa sintonia de trabalho.  



-Um curso de pós-graduação ou MBA ajuda a desenvolver quais habilidades?
 
Quando se trata de cursos de especialização como pós-graduação e MBA, você está se especializando em determinado assunto e em determinada área. A principal habilidade que você vai adquirir, além de todas as ferramentas que esse curso vai lhe ensinar, é a segurança do conhecimento, experiência, feedback de outros profissionais, além de mais competências e mais visão de negócio.



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Walber Fujita é CEO da Yoshi, centro de desenvolvimento pessoal. Já atuou na área de vendas, é empresário, consultor e palestrante. Autor da obra "O Caminho das Pedras" e co-autor dos livros "Capital Intelectual - A fórmula do sucesso", "Coaching - A Solução", "Coaching e Mentoring", "Consultoria Empresarial", "Felicidade 360°", "Ser + com Equipes de Alto Desempenho", "Ser + com Excelência no Atendimento ao Cliente", "Ser + com Qualidade Total" e "Ser + Master Coaches".
 
 
 

 


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