E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Dicas de gestão: Saiba como fazer reuniões produtivas

23/09/2016 Por: Editorial Dom Bosco

como fazer reuniões produtivas

Presente na agenda das empresas, as reuniões trazem diversas vantagens aos profissionais, sendo uma ótima forma de traçar estratégias de curto e longo prazo, proporcionando a troca de ideias acerca de um determinado assunto, abrindo espaço para que todos possam contribuir com suas opiniões.
 
 
No entanto, apesar de ser um bom instrumento de gestão de projetos, as reuniões são consideradas por muitas pessoas como uma perda de produtividade. Mas, afinal, como fazer reuniões produtivas? De acordo com José Dornelas, especialista em empreendedorismo, as reuniões produtivas devem ser feitas em até 30 minutos ou em menos tempo, mas para isso todos os participantes devem adotar discursos diretos e objetivos e não devem tratar de assuntos alheios com o tópico da reunião. O especialista indicou algumas dicas de como fazer reuniões produtivas. Veja:
 
 
 
1.Informe com antecedência o objetivo da reunião -  Para a reunião ser mais produtiva, a pauta deve ser definida e informada com antecedência, assim como a ordem de importância dos subtemas a serem discutidos.

 
2.Estabeleça um horário para o início e o fim da reunião - Para conseguir cumprir o tempo de reunião proposto, a pauta deve ser bem estruturada. Isso vai ajudar a manter a gestão da reunião e manter o foco nos itens a serem discutidos.
 
 
3.Assuma a liderança - Se você sugeriu a reunião, assuma a gestão do debate e não permita conversas paralelas ou desvio de foco.
 
 
4.Evite reuniões com mais de seis pessoas - O processo se tornará demorado e a reunião não será um ambiente para tomada de decisões objetivas.
 
 
5.Ao final da reunião, faça um resumo - Sintetize a reunião em forma de ata e envie a todos os envolvidos, com as principais decisões tomadas e as próximas tarefas, prazos, etc.
 
 
 
Com informações de UOL Economia


 
 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar