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Dicas para aperfeiçoar as habilidades de comunicação

25/11/2015 Por: Editorial Dom Bosco
Dicas para aperfeiçoar as habilidades de comunicação

A habilidade de se expressar de forma eficiente é um requisito exigido pelo mercado de trabalho, sendo a dificuldade de se comunicar um desafio constante entre os profissionais e um dos principais que as empresas enfrentam para obter resultados. Uma informação mal transmitida e mal interpretada causa problemas e, até mesmo, conflitos nas equipes, o que, além de desgastante é improdutivo para todas as pessoas envolvidas. Veja algumas dicas sobre como aperfeiçoar sua capacidade de se comunicar no trabalho.

 
 
Tenha um objetivo
 
Antes de iniciar uma conversa, pense no resultado. Quando você começar a falar, diga ao seu interlocutor o que você pretende. Se concentrar no objetivo final faz com que a conversa tenha foco e rapidez. Em uma ou duas frases, revele o que será tratado.

 
 
Mantenha o respeito
 
Demonstre respeito ao conversar sobre algum tema mais delicado. Olhe nos olhos de seu ouvinte, leve em consideração seus argumentos, demonstre que a discussão não é unilateral e que você também quer ouvir. Apenas tenha cuidado para manter a firmeza e não passar a impressão de agressividade.


 
 
Inclua seu ouvinte
 
Uma ótima maneira de ser ouvido com atenção é demonstrar ao seu ouvinte que ele faz parte da solução, uma vez que isso faz com que a pessoa se sinta envolvida. Para incluir outra pessoa na discussão, utilize o pronome "nós", que deixa claro que há algo a ser dividido.


 
 
Pergunte mais
 
Se esforce para entender a perspectiva da outra pessoa, fazendo perguntas para que o assunto fique mais claro. Repetir as palavras do ouvinte ajuda a se certificar de que você interpretou o que foi dito corretamente. Para direcionar a conversa, elabore perguntas objetivas quando tiver dúvidas, como por exemplo: "Quando isso ocorreu?", "Como você chegou a essa conclusão?".


 
 
Atente-se ao tom
 
A forma como as pessoas interpretam o que é falado não depende somente do conteúdo, ­ mas também do jeito como se fala. A postura corporal e o tom de voz transmitem mensagens. Fale com naturalidade e evite a ironia. Nada pior do que ouvir um elogio ou um pedido de desculpas que soa artificial.


 
 
Escute de verdade
 
Prestar atenção é uma característica importante do comunicador, portanto escute quando alguém fala, mesmo que nem todos estejam prestando atenção. Um jeito de evitar distrações durante uma conversa é olhar para a pessoa e não interrompê-la. Demonstre por meio de sinais que está prestando atenção.


 
 
Argumente com exemplos
 
Evite generalizar demais ou ser impreciso nas informações. Ao invés de dizer que a pessoa se atrasou, aponte situações específicas que comprovem seu argumento, como lembrar que ela chegou tarde nos últimos dias. No caso de uma reunião, você pode usar exemplos para reforçar sua argumentação e ajudar os participantes a fixar melhor a pauta.
 
 
Com informações de Exame
 


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