E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Dicas para criar um perfil de sucesso no LinkedIn

20/05/2016 Por: Vanessa Cagliari

Dicas para criar um perfil de sucesso no LinkedIn

Além do currículo e da entrevista de emprego, os recrutadores costumam consultar as redes sociais para avaliar o perfil profissional e pessoal de um candidato à uma vaga. Diferente das outras plataformas, o LinkedIn conecta empresas e profissionais, que podem divulgar o currículo profissional e informações sobre experiência e projetos realizados durante a carreira.


 
De acordo com a gerente de comunicação da rede, Fernanda Brunsizian existem algumas companhias que contratam somente pelo LinkedIn, porém muitos dos perfis são incompletos e genéricos, e os recrutadores encontram dificuldades na hora da avaliação. Veja quais as informações mais importantes que devem conter no seu perfil do LinkedIn e o que fazer para expandir sua rede de contatos, segundo especialistas.


 
 
Informações do perfil
Para facilitar as buscas, defina bem a sua profissão, sua área de atuação e formação, afirma a headhunder Eliane Figueiredo, da Projeto RH. Para otimizar ainda mais, use palavras-chave e termos conhecidos da sua área de atuação, pois isso melhora a relevância da página no momento em que alguém estiver realizando uma busca pela rede. Em relação ao resumo, Fernanda conta que uma boa forma de desenvolvê-lo é imaginar que um recrutador pediu o seguinte: conte-me quem é você. Simples assim.

 
 
 
Imagem
Segundo Fernanda, um perfil com foto no LinkedIn é 14 vezes mais visto do que um perfil sem foto. No entanto, é preciso lembrar que o LinkedIn é uma rede corporativa, portanto deve-se evitar fotos despojadas demais. "Quando alguém faz uma busca e o seu perfil não tem foto, a pessoa geralmente nem entra. É uma questão de credibilidade, de poder personalizar aquela informação que você tem", explica a especialista.


 
 
Recomendações
Muito visto por recrutadores, a rede permite que os seus contatos façam recomendações sobre suas habilidades e competências. Peça para que eles façam uma análise relevante e que destaquem as suas qualidades. Faça o mesmo com os seus contatos e relate as qualidades profissionais e comportamentais mais destacáveis.



 
Projetos realizados
Além da descrição do seu perfil profissional, acrescente os projetos realizados durante a sua carreira, como portfólios de campanhas publicitárias, fotografias, slides de apresentação, entre outros. A ideia é especialmente boa para profissões visuais, como design e marketing. Também é importante atualizar todos os arquivos com frequência.



 
 
Interaja com as suas conexões
Interagir com seus contatos é importante, conta Fernanda Brunsizian. "Mandar parabéns por um novo emprego, por exemplo, faz parte da manutenção de um relacionamento". Para quem deseja expandir seus contatos no LinkedIn, é possível fazer parte de grupos de discussão sobre assuntos de seu interesse e área de atuação. Nestes grupos, as pessoas compartilham notícias ou até mesmo os trabalhos realizados. Outra possibilidade é seguir o perfil das empresas que você deseja trabalhar para ficar por dentro das novidades.


 
 
 
Customize a sua URL
Ao criar uma conta no LinkedIn, você ganha um link próprio para a sua página, que pode ser customizado, permitindo que você substitua o código numérico pelo seu nome e sobrenome. Além de ser um link mais apresentável, também facilita que outras pessoas cheguem até o seu perfil pela busca.
 
 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar