E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Dicas para quem vai mal em entrevistas de emprego

02/10/2018 Por: Editorial Dom Bosco
 

Fui mal em uma entrevista de emprego, e agora?

mal entrevista de emprego

Pode ser que a felicidade por ter conseguido uma entrevista, acabe com um sentimento negativo de não ter se saído bem na conversa com o recrutador, ou de não ser selecionado para a vaga. Para quem vai mal em entrevistas de emprego, não há uma fórmula secreta para conseguir resultados positivos, mas há algumas dicas que certamente, irão ajudar.


1 - Entenda seu perfil

Você já tentou usar uma roupa que não condiz com o seu número de manequim? Se candidatar para uma vaga que não condiz com seu perfil, é semelhante. Candidatar-se para um processo seletivo que não condiz com seus objetivos de vida e situação atual, é um risco. Portanto, antes de enviar seu currículo, veja se você realmente atende às exigências e se o cargo também atende suas expectativas.



2 - Esteja acessível

Após enviar seu currículo para participar do processo seletivo, fique atento aos contatos que deixou no cadastro, e os consulte diariamente. Recrutadores não possuem uma agenda tranquila, logo, os convites para uma reunião podem acontecer em horários não tão convenientes para você. Porém, se você realmente está interessado, coloque-se à disposição em remanejar compromissos para tornar o encontro possível.


3 - Qual a necessidade da empresa?

Trabalhar agrega muitos benefícios à vida de qualquer pessoa, no entanto, quando for convidado para uma entrevista, você deve deixar claro que deseja a vaga para solucionar problemas da empresa, e não os seus. Para não transmitir uma mensagem errada, procure estudar muito a organização em que vai realizar a entrevista, quanto mais souber, maiores serão suas chances de fazer bonito. Procure evitar falar sobre problemas pessoais ou criticar antigos empregos, mas deixe claro que seu objetivo é contribuir com o crescimento da empresa.



4 - Saiba quanto seu serviço vale

Ao ser questionado sobre sua pretensão salarial, tome cuidado para não ser inseguro ou seguro demais quanto o valor. Para não exigir valores exorbitantes, esteja atento a média salarial do cargo que está concorrendo, e esteja pronto para justificar os motivos do valor, caso seja questionado. Outra resposta perigosa neste ponto, é voltar a pergunta para o recrutador, por insegurança de falar um valor inaceitável. Quando for questionado sobre sua remuneração, não tenha medo de falar o quanto espera, desde que seja um valor justo - nem acima; nem abaixo.



5 - Não conte mentiras

A entrevista de emprego é um momento para falar o que você sabe ou não fazer. Não tenha medo de dizer a verdade, mesmo quando não for tão favorável. Pode ser que sua sinceridade realmente te desqualifique para a vaga, como também pode ser que isto seja bem visto por quem está fazendo a seleção, afinal, ele chegará a conclusão de que você é uma pessoa confiável e humilde.



7 - Destaque pontos técnicos

É muito comum encontrar pessoas que tiveram uma sinergia super positiva com o entrevistador, mas que ainda assim não foram selecionadas. Isso pode acontecer porque a pessoa soube demonstrar boas qualidades emocionais, mas pouco técnicas. Então, é importante que uma entrevista sempre consiga manter um

equilíbrio entre os dois lados, porque é importante demonstrar que você tem competências técnicas para assumir o cargo. Também, é fundamental investir em cursos técnicos e pós-graduações para complementar suas competências.



8 - Pessoas contratam pessoas

Aliado ao último item, é importante não apenas citar conhecimentos técnicos, como também demonstrar que você é uma pessoa agradável para se conviver. Alguém experiente no que faz, mas que não tem um comportamento sociável, pode afetar toda equipe. Desta forma, saiba demonstrar educação e carisma, provando que não é apenas um bom profissional, mas um ser humano completo!



experimente pós grátis



E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar