O mercado de trabalho globalizado não limita que o profissional atue somente no Brasil. Empreendedores e empresas procuram cada vez mais conquistar o mercado internacional e, com isso, muitos profissionais precisam se preparar para encarar esse novo desafio.
Pensando nisso, listamos algumas dicas para você que pensa em conquistar o mercado de trabalho internacional, com o pé no chão e o foco nas pessoas.
1 Respeito
Respeito pelos indivíduos é a regra fundamental, mesmo porque, as pessoas lá fora irão te olhar com muita atenção para descobrir se você tem uma agenda individual ou está preocupado com a saúde organizacional. O verdadeiro respeito pelo próximo faz com que você possa ter um desenvolvimento profissional muito mais saudável e um dia as pessoas vão descobrir quem você é.
2 Resiliência Cultural
Neste caso, não é necessário apenas ter a capacidade de resistir aos altos e baixos do mundo corporativo, é necessário encarar as diferenças e nuances culturais de cada país. Existem muitas pessoas que ao saírem do Brasil não conseguem se adaptar ao esquema de vida e aos valores locais.
3 Criatividade
Uma das qualidades que os brasileiros costumam ter é a criatividade no ambiente de trabalho. Portanto, aproveite essa qualidade para superar a resistência local.
4 Trabalho em família
Se for sair do Brasil ou mudar de cidade com sua família é necessário que todos estejam em sincronia. Isso definirá 50% do sucesso de sua nova empreitada. O profissional pode fazer um trabalho muito bom, mas de nada adiantará se chegar em casa e sua companheira(o) estiver infeliz ou os filhos tristes. Trate sua família como uma equipe, assim como no ambiente corporativo.
Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.