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E-commerce brasileiro fatura R$ 18,6 bilhões no primeiro semestre de 2015

24/08/2015 Por: Vanessa Cagliari
E-commerce brasileiro fatura R$ 18,6 bilhões no primeiro semestre de 2015

O faturamento do comércio eletrônico brasileiro registrou a marca dos R$ 18,6 bilhões no primeiro semestre de 2015, índice que representa um crescimento nominal de 16% na comparação com o mesmo período de 2014, quando o e-commerce faturou R$ 16,1 bilhões, segundo levantamento da E-bit/Buscapé, empresa de pesquisa de mercado. Intitulada de WebShoppers, a pesquisa é a mais completa do setor que traça um raio-X do e-commerce e contou com o apoio de divulgação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.


 
O grande responsável deste resultado foi o tíquete médio, que registrou índice de 13% maior em relação ao primeiro semestre de 2014, atingindo valor médio de R$ 377,00, justificado pelo aumento dos preços no setor e pelo maior volume de vendas em categorias como Eletrodomésticos e Telefonia/Celulares.


 
Do total, 17,6 milhões de consumidores fizeram, no mínimo, uma compra em lojas online do Brasil, somando 49,4 milhões de pedidos neste período, o que representa uma queda de 7% no número de compradores, que pode ter sido potencializada pelos light users, consumidores que costumam efetuar pelo menos um pedido na Internet por semestre, mas que desta vez não compraram nada.

 

 
Categorias que vendem e faturam mais
 
A categoria de Moda e Acessórios mantém a liderança em vendas por categoria, apesar de ter sofrido queda na comparação do primeiro semestre de 2014, com 15% do número de pedidos. Logo atrás aparecem Eletrodomésticos, com índice de 13%; Telefonia/Celulares, com 11%; Cosméticos e Perfumaria/Saúde, 11%; e Assinaturas e Revistas/Livros, 9%.


 
Em relação ao faturamento, o setor de Eletrodomésticos está no topo, com 25% de participação; em segundo lugar aparece Telefonia/Celulares, com 18%; Eletrônicos, com 12%, entre outros. Vale destacar que as duas primeiras categorias apresentaram bom crescimento de vendas, sendo que Eletrodomésticos revelou aumento de 41% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.



 
Uso de dispositivos móveis para compras online
 
Com o objetivo de analisar alguns aspectos de comportamento em relação ao uso de dispositivos móveis em compras online, a E-bit/Buscapé realizou uma pesquisa com 2.204 usuários de Internet, em junho deste ano. O levantamento revelou que 83% dos consumidores online entrevistados possuem, no mínimo, um dispositivo móvel e à conexão por wi-fi, sendo que em casa é o hábito mais comum de acesso à Internet para 84% das pessoas; seguido por wi-fi no trabalho, com 39%; e por operadoras, 36% pós-pago e 32% pré-pago.

 
 
O levantamento revela também que 14% dos entrevistados adquiriram um produto por meio de um dispositivo móvel estando dentro da loja física nos últimos seis meses, o que mostra uma maior utilização de tablets e smartphones dentro de lojas físicas, durante o processo da compra, para pesquisa de preços, produtos e lojas.


 
 
Satisfação dos clientes pelo NPS
 
O NPS (Net Promoter Score) mede o nível de satisfação e fidelização dos clientes que efetuaram compras pela Internet. O índice registrou, em junho deste ano, seu melhor resultado desde que a E-bit/Buscapé começou a aplicar a pesquisa, chegando a 65%. No início deste ano, o índice estava em 56,9% e cresceu gradualmente em todos os meses. Uma das causas que contribuiu para o aumento foi a redução nos atrasos das entregas (de 14,4% a 8,62%, do 1º semestre-2014 para 1º semestre-2015).



 
Em relação às formas de pagamento, houve mudança na estratégia das lojas virtuais para diminuir vendas parceladas. Nos primeiros seis meses do ano, 54,2% dos pedidos foram realizados com pagamento à vista ou em até três parcelas. Neste ano, somente 3,59% dos pedidos foram feitos com parcelamentos acima de 11 vezes, índice menor que em 2014, quando se registrou 7,95%.



 
Projeção para 2015
 
Para 2015, o levantamento da E-bit/Buscapé prevê que o e-commerce alcance um faturamento de R$ 41,2 bilhões, 15% maior que em 2014. É estimado também, um aumento de 5% no total de pedidos para o segundo semestre deste ano, chegando a um índice de 108,2 milhões até o fim do ano.
 
 
A 32ª edição do relatório WebShoppers contou com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Federação do Comércio de Bens, E-Commerce Brasil e IAB, na divulgação dos dados. O relatório completo está disponível para download gratuito, no site do E-bit.
 
Com informações de Camara-e.net

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