E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Ensino de Libras como forma de educação inclusiva

19/10/2018 Por: Editorial Dom Bosco
ensino de libras

A inclusão na educação envolve todos os tipos de pessoas com deficiência, incluindo, a auditiva. A Libras ou Língua de Sinais, é reconhecida como língua das comunidades surdas brasileiras desde 2002. Reconhecida, a língua não apenas permitiu a melhor inclusão do surdo na sociedade, como tem contribuído com a carreira de inúmeros profissionais da educação a melhorar sua forma de ensino e atingir um maior número de alunos.


Sendo influenciada pela Língua de Sinais Francesa, a Libras brasileira teve sua formação fundida com sinais franceses e outras expressões que já faziam parte das do cotidiano dos brasileiros. As Libras não são universais, e mudam conforme uma região para outra. É importante ressaltar que atribuir “surdo-mudo” ao grupo de surdos, não é algo correto, visto que nem todos os surdos, são necessariamente mudos, então, é bom sempre especificar corretamente.


Entender a língua e desenvolver coordenação ágil, que permita a reprodução correta das mensagens, é importantíssimo, porque assim quem fala mal o Português não produz informações claras, quem não tem habilidade com a Língua de Sinais, dificulta a compreensão do receptor. Para quem deseja seguir a carreira na área tem um amplo campo de atuação, seja em organizações corporativas como intérprete ou em instituições de ensino. O salário médio para um Professor Interlocutor de Libras é de R$ 2.137, segundo o Love Mondays.


A educação de Libras, apresenta matérias que envolvem conceitos de Letramento em Libras, fundamentos históricos, aspectos da língua, dentre outros ensinos, que ajuda profissionais que lidam com a Comunicação em seu cotidiano, adaptarem e ampliarem seu campo de atuação. O mercado é extremamente receptivo a para currículos que contenham a especialização em Libras.


Dentro da Unidombosco temos Pós-graduação em Libras, que possui uma metodologia séria e interessada em devolver alunos didáticos, mas que possuam também estratégias para atuação plena em apenas 6 meses. Converse com nossa equipe, confira de perto nossa metodologia e contribua com uma educação mais inclusiva.


pós-graduação educação


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar