E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Entenda o que é Psicopedagogia e como é o curso

30/08/2018 Por: Editorial Dom Bosco
As áreas que psicopedagogo pode atuar e as remunerações


psicopedagogia

A educação é fundamental na vida de qualquer pessoa, mas por inúmeros motivos, esse processo pode encontrar barreiras e não ter o efeito  desejado. A Psicopedagogia tem como função utilizar conhecimentos embasados em psicologia e Antropologia, para que possa traçar o perfil do aprendente e identificar os problemas que estão interferindo em seu desenvolvimento, fornecendo aconselhamento para solucionar esses problemas.


Os seres humanos são desenvolvidos através do conhecimento, e estamos em constante aprendizado. Para que esse aprendizado ocorra ou não, há inúmeros fatores que o interferem e cabe ao psicopedagogo analisar os fatores que interferem no processo de obtenção de novos ensinos, os quais podem se aplicar à conhecimentos didáticos ou sociais. As ciências que embasam a ação desse profissional são constituídos  Psicologia, Neurologia, Psicolinguística, Antropologia e Educação.


São inúmeros os motivos que podem estar privando uma criança ou adulto assimilar um informação e transformá-la em conhecimento, o que pode ser referente a questões emocionais, sociais, mentais e físicas. Por lidar com diversas frentes da formação humana, este profissional pode desempenhar seu cargo junto com outros especialistas do comportamento humano.


A psicopedagogia tem dois campos de atuação, podendo desempenhar seu ofício em institutos empresariais ou de ensino, e em clínicas.



Psicopedagogia Clínica

Recebe pessoas que apresentam problemas de aprendizagem, cabendo ao profissional traçar o motivo dos problemas e aplicar intervenções para a melhora do quadro apresentado.

Como trata-se uma análise completa e não apenas um aconselhamento, as clínicas que possuem psicopedagogos contam com a contribuição de outros especialistas, como neurologistas, psiquiatras e psicólogos. Com base em uma análise profunda, conseguida através de testes, é conseguido um diagnóstico. E é a partir deste diagnóstico, que o psicopedagogo irá aplicar uma intervenção específica para aquele ‘paciente’.

Então, o psicopedagogo clínico trabalha de forma mais específica para com cada aluno, que apresenta defasagens no aprendizado, minimizando os transtornos através de intervenções diretas, que são previamente estabelecidas com base em um diagnóstico clínico obtido com a contribuição de outros profissionais.



Psicopedagogia Institucional  

Como na Pedagogia Clínica a palavra-chave é intervenção, dentro da psicopedagogia Institucional podemos usar como foco o aconselhamento. Outra diferença da parte clínica, é que esta vertente se foca em mais de um indivíduo, atuando de forma coletiva dentro de escolas e empresas.


Dentro das escolas, ele analisa toda infraestrutura e docentes, orientando-os como lidar com alunos que possuem maior dificuldade em aprender, e auxilia no desenvolvimento de materiais didático para fornecer apoio às aulas. Quem decide atuar dentro das escolas tem um amplo campo de atividade e é tido como necessário no desenvolvimento educacional.


Outro campo para quem decide atuar dentro de um coletivo, há opções de trabalhar dentro de empresas, ONGs e hospitais.



O psicopedagogo que atua em empresas, acaba por desempenhar atividades que estão bastante relacionadas ao setor de RH das empresas, participando na elaboração de treinamentos tanto para o melhor desempenho técnico dos colaboradores, bem como na melhora do relacionamento entre todos os departamentos da empresa.


A média salarial de um profissional especializado em psicopedagogia é de R$ 2.200,00, podendo chegar a R$9.0000,00 conforme o patamar da empresa e acordo de jornada estabelecido.  


Pós-Graduação em Psicopedagogia

Dentro da grade da Unidombosco, você encontrará temas como Neuropsicopedagogia da Aprendizagem, Intervenção em Processos Educativos, Problemas, Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem, entre outros temas fundamentais, para torná-lo um psicopedagogo bem equipado para atuar tanto em clínicas como instituições.


Conheça o curso de pós-graduação em Psicopedagogia, experimente grátis até 7 dias.

 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar