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Está pensando em empreender? Conheça um modelo de negócio de sucesso

06/04/2015 Por: Vanessa Cagliari
Está pensando em empreender? Conheça um modelo de negócio de sucesso

Começar um novo negócio envolve muitos riscos e requer do empreendedor um amplo conhecimento do mercado. Inicialmente, é necessário buscar informações sobre as áreas que possuem alto potencial de investimento e depois fazer descoberta de produto e cliente (customer e product discovery). Foi pensando nessa estratégia que a Rabixo lançou um site que atende às necessidades básicas de consumo do público masculino.


 
O público-alvo é o homem que não tem tempo ou tem preguiça para comprar meias, cuecas e desodorantes e acaba deixando para comprar sempre de última hora.  A partir disso, os criadores da startup começaram a pesquisar sobre o assunto e encontram uma solução que está fazendo sucesso nos Estados Unidos. Para saber como foi o processo de criação da empresa, o Dom Interativo conversou com Dalton Kawazu, um dos sócios da Rabixo.

 
 
Como surgiu a iniciativa de criar um serviço de entrega de itens de necessidade básica masculina?

Dalton Kawazu  - A Rabixo surgiu em uma conversa entre os fundadores, Carlos Eduardo Manssur e Diogo Vernier dos Santos, sobre o que é muito chato de se comprar. A partir disso, eles perceberam que diversos itens que os homens precisam são deixados para comprar sempre de última hora como meias, cuecas, desodorantes, shampoos, lâminas de barbear e camisinhas, começaram a pesquisar sobre o assunto e encontram uma solução que está obtendo sucesso nos Estados Unidos (Manpacks). Foi a partir daí que resolveram fazer um site que oferecesse assinatura de tudo que um homem precisa e que não tem tempo e não faz questão alguma de sair para comprar.



Quais foram os desafios no início do negócio e quais são os desafios atuais?

Dalton Kawazu  - A principal dificuldade foi mais a parte burocrática da empresa, pois o restante os fundadores já estavam bem adaptados, pois já trabalharam com este tipo de modelo. A etapa de abertura de empresa, contrato social, certificados para emissão de nota fiscal e contratos com outras empresas, em geral, são muito mais exaustivas, demoradas e complexas do que deveriam ser. Nossos desafios atuais são conquistar novos assinantes e a fidelização dos mesmos.
 
 
Qual é o perfil do consumidor e como foi feita a pesquisa para saber da necessidade desse serviço de entrega?
 
Dalton Kawazu  - Nosso público-alvo são homens, em sua maioria solteiros entre 20 e 35 anos, que se beneficiam da conveniência e comodidade da entrega recorrente de produtos de necessidade básica em sua residência.
Na realidade, no início da empresa, um dos sócios se casou e sentiu a falta da necessidade de comprar estes produtos (pois no caso, sua mãe que comprava) e foi feita uma pesquisa entre os amigos. Todos tinham este perfil e, conforme o tempo foi passando, fomos verificando e confirmando pela base de nossos assinantes que este era perfil.

 
Qual a situação atual da empresa e quais são as próximas metas?

Dalton Kawazu -Hoje contamos com uma base de, aproximadamente, 2000 assinantes e em uma constante ascensão. Com os números obtidos neste último ano, nós pretendemos, como meta, nos consolidar definitivamente no mercado com faturamento acima de um milhão de reais.
 
 



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