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Estratégias de branding para fortalecer sua marca

22/09/2014 Por: Vanessa Cagliari



   O conceito de branding se tornou uma estratégia inovadora para a construção e fortalecimento da imagem de uma marca, agregando valores como confiança, identidade e propósito. Com a intenção de criar diálogo e proximidade com seu público-alvo, as empresas utilizam essa ferramenta para expressar sua identidade e autenticidade.

   Segundo o Diretor de Criação da Urso Propaganda, Filipe Sales, o segredo para a construção de uma marca forte consiste em estudar o mercado e a empresa de forma abrangente a fim de verificar se ela está de acordo com o posicionamento proposto, para assim, traçar um planejamento objetivo. “Depende da empresa e de seus gestores tomarem as atitudes e iniciativas corretas de acordo com a sua marca. Quanto mais as ações da empresa estiverem vinculadas aos atributos da marca, melhor é a sua aceitação e engajamento com o público, como por exemplo algumas marcas famosas: Harley Davidson com rebeldia, a Oi com simpatia, a Nike com ideário de vitória e a Chilli Beans com ousadia”, destaca Filipe.

   O posicionamento é um fator muito importante, pois ao definir seus valores e crenças é possível encontrar um público que partilha dos mesmos valores e esses poderão se tornar fãs da marca. Além disso, é preciso saber comunicar claramente esse posicionamento, utilizando ferramentas de comunicação como logotipo, propaganda, identidade visual, jingle, estratégias em sites de busca e redes sociais. “Quando o marketing trabalha sem pensar em sua marca, ele é unidirecional, ou seja, do anunciante para o consumidor. Ao trabalhar a marca como ponto principal, você trabalha em prol de um conceito mais forte e consistente, ou seja, a própria essência da marca em benefício ao consumidor, gerando mais relacionamento e engajamento”, afirma o profissional.

   As redes sociais também estreitaram o relacionamento entre marcas e consumidores. Ao perceber o posicionamento da empresa no mercado e definir uma consistência de comunicação, todos os pontos de contato são favoráveis para melhorar o relacionamento da uma marca com seus consumidores. “São infinitos os cases de sucesso no qual as marcas souberam trabalhar as redes sociais para melhorar o engajamento, tanto com os consumidores como para com seus concorrentes, como a batalha de rimas entre os bancos Santander e Itaú pelo Twitter ou o vídeo da Spoleto com o grupo Porta dos Fundos”, destaca Sales.

   Para o Diretor de Marketing do Grupo WTW, Estevão Rizzo o marketing de experiência é uma estratégia de branding que busca criar vínculos de exclusividade e fortalecer o relacionamento entre uma empresa e seus consumidores. “Isso explica porque as pessoas pagam R$12,00 por um café no Starbucks sem pensar e reclama em pagar R$5,00 na padaria. No Starbucks a pessoa é atendida por um barista, pelo nome, tem um ambiente incrível para consumir o café, e na padaria ela está comprando somente um café”, conta Rizzo. 

 


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