E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Estratégias para conseguir uma reposição no mercado de trabalho

31/05/2016 Por: Vanessa Cagliari

Estratégias para conseguir uma reposição no mercado de trabalho

Uma das situações mais desagradáveis é perder o emprego, uma experiência que gera insegurança e ansiedade. Entretanto, em situações como essa, é preciso manter a tranquilidade e focar em ações que possam garantir uma reposição no mercado de trabalho.
 
 
Segundo Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, o profissional precisa traçar um planejamento para, só depois, pôr em prática as estratégias que o levarão às novas oportunidades de carreira, mantendo sempre a racionalidade. "Para e repare como sempre a ansiedade e o desespero tendem a dificultar ainda mais o raciocínio e a apresentação das habilidades técnicas e comportamentais, por isso se controle". Confira, a seguir, algumas dicas do especialista para conseguir um novo emprego:

 
 
 
Pesquise as oportunidades que o mercado oferece
Primeiramente, busque saber quais as empresas que têm vagas abertas de emprego. Analise quais os seus produtos ou serviços oferecidos, estrutura e colocação de mercado, e, só depois, envie o seu currículo.

 
 
Desenvolva seu marketing pessoal
Segundo Celso, é preciso definir uma estratégia para que você possa desenvolver sua apresentação pessoal de maneira segura, transparente e que demonstre experiência. É importante, também, cuidar da imagem pessoal, pois, assim, você transmite autoestima, autoconfiança e uma boa impressão aos demais.

 
 
Amplie sua rede de relacionamentos
Trabalhe seu networking, sempre lembrando de que esse não deve ser utilizado somente nos momentos de necessidade. As redes sociais são ótimos canais de relacionamento, mas para ter uma rede de contatos sólida, é preciso conhecer seu contatos pessoalmente. "Se mostre interessado pelo trabalho das outras pessoas, e esteja pronto para ajudar", afirma Bazzola.

 
 
Construa um currículo impecável
De acordo com Celso, para despertar o interesse do recrutador por meio de um currículo, ele deve ser bem organizado, claro, conciso e com clareza na apresentação, apresentando seus objetivos e potenciais. "É importante também se atualizar. Busque conhecimento e informações além de sua formação para se manter atualizado diante das mudanças de mercado", explica o especialista.

 
 
Seja sempre você mesmo
Seja sempre autêntico e transparente, pois são características que atraem bastante os recrutadores. "Não tente construir um personagem: demonstre o valor das suas competências técnicas e comportamentais", conta Celso.

 
Com informações de Catho


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar