Para acompanhar o ritmo agitado do mercado de trabalho atual, a ideia de inovação se tornou palavra de ordem dentro de qualquer organização. Neste cenário, independente da área, sempre se destaca o profissional que der espaço para a criatividade em cada uma de suas atividades. E isso não se resume apenas a elaboração de campanhas de marketing ou a desenvolvimento de produtos. De um enfoque diferente para a solução de um problema a uma estratégia inovadora contam para a carreira. Mas como ser mais criativo no trabalho? Acompanhe:
Expor-se às novidades
Não se limite aos mesmos modos de pensar e ambientes. Tente analisar o que as empresas de outros setores estão experimentando e o que pode trazer recursos valiosos para a sua empresa. Ainda nesse esquema, vale convidar pessoas novas para as reuniões, uma vez que quando um grupo atua junto por um longo tempo, fazendo sempre as mesmas tarefas, acaba com um pensamento muito parecido.
No dia a dia, procure abrir-se para o novo e invista em relacionamentos com pessoas que não trabalham na mesma área que você, leia revistas e livros que têm pouca relação com seu ofício, ouça músicas e assista filmes de estilos que nunca viu. Resumindo: estimule-se a descobrir o mundo para além daquilo que a sua vista alcança.
Pratique brainstorm
Convoque um grupo de pessoas e descreva um problema com apenas uma palavra. Peça para cada um do grupo dizer termos relacionados (ou não) com a palavra em questão. Dessa forma, eles irão dizer coisas absurdas numa primeira rodada. Porém, uma palavra será ligação para outra e, na terceira ou quarta rodada, você enxergará o problema sob outro ângulo.
Tirar as algemas do pensamento
Um caminho para "epifanias" pode mudar o curso de uma carreira e isso significa dar vazão para o pensamento livre, fluído. Esse é o tipo de pensamento que ocorre quando você está tomando banho, tomando cerveja ou correndo, ou seja, momentos em que você está fora do foco do problema. Então, quando as ideias não fluírem, desconecte-se do assunto, pois ao tirar o foco do problema, você permite que o tema saia do aspecto racional e seja analisado com outra dimensão pelo seu cérebro. Uma ótima dica é levar seu celular quando sair para uma corrida ou sair para se divertir.
Durma
Pesquisas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos revelaram que a fase REM (quando ocorrem os sonhos durante os sonos), estimula a criatividademais do que qualquer outro período do sono ou quando se está acordado. Durante o estudo, as pessoas que chegaram nessa fase do sono apresentaram um rendimento de 40% melhor em testes de criatividade após o sono do que antes do período.
Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.