E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

É possível estudar com filho pequeno? Veja como

07/12/2018 Por: Editorial Dom Bosco
 Estudar com filhos


Ser mamãe ou papai é um momento mágico e a realização de um sonho. Muitos que têm filhos acreditam que vão precisar abrir mão de seus objetivos pessoais e carreira, o que não é nem um pouco verdade. Não há dúvidas que crianças mudam a rotina de toda a família, mas saiba que com planejamento, tudo é possível. Então, confira essas sugestões para continuar a estudar com filho pequeno.



Saiba aproveitar seu tempo

Aproveitar o tempo é mais que pegar um dia para resolver a sua vida, é saber distribuir as atividades de forma saudável e eficiente. Cada segundo vale ouro, e é importante identificar momentos mais tranquilos para estudar, como, por exemplo, quando o baby está dormindo.


Então, tenha uma agenda e programe a sua rotina e a de seu filho, colocando os momentos que ele vai à escola, hora da soneca, hora das refeições... enfim! Por mais imprevisíveis que crianças possam ser, pais e filhos pequenos precisam de uma rotina organizada.



Defina um lugar para os estudos

Ter um espaço tranquilo e confortável para estudar, é essencial. Esse tipo de ação é o que chamamos de estratégia psicológica, porque você vai entender que toda vez que estiver nesse cantinho, precisa adotar uma postura diferente. Fora o entendimento oblíquo, você terá tudo o que precisa à disposição para automatizar seus estudos e não misturar seus materiais com brinquedos, que acredite: é extremamente comum em casa com criança.


O mercado infantil tem evoluído bastante, e já existem alguns produtos destinados a pais que estudam e trabalham em casa. Por exemplo, cadeirinhas de soneca e cangurus são confortáveis e seguros para facilitar o dia-a-dia. Então, pode ser conveniente aproveitar essas tecnologias para deixar seus filhos mais próximos enquanto você está no seu cantinho de estudo.  



Ocupe seus filhos

Para estudar em casa com criança, outra dica relevante, especialmente se seu filho é um pouco maior e mais independente, é ocupar a rotina dele com tarefas. Assim, enquanto ele está envolvido, você terá tempo livre para conseguir estudar.


Algumas atividades que muitos pais quando estão ocupados adotam, é aproveitar esses momentos para colocar as crianças para fazerem a lição de casa, ler livros interativos (com muitas gravuras), desenhos, colocar musicais e até pedir para organizarem o quarto. É muito importante ter criatividade neste momento, porque é possível estudar e dar atenção aos filhos ao mesmo tempo.



Conte com a ajuda de outros

Distribuir as tarefas com os companheiros e pedir a ajuda da família é uma ótima forma de conseguir conciliar a rotina. No caso dos companheiros, especialmente se forem os responsáveis pela criança, é importante ratear os afazeres para que ninguém fique sobrecarregado; no caso da família, são pessoas próximas que vão entender a sua situação e ajudar como podem. Para não abusar da vontade de parentes, é possível combinar um valor de contribuição.


Há outras possibilidades de contar com a ajuda de terceiros para cuidar de seus filhos, caso nenhuma das opções anteriores seja possível. Caso você tenha condições, pode contar contratar babás ou matricular seus filhos em escolinhas.



Aproveite muito suas aulas

Aproveitar seus períodos de aula reduz a quantidade de tempo que você precisará dedicar para os estudos em casa. Assim, procure prestar atenção em cada detalhe e não deixe dúvidas pendentes, o professor está ali exatamente para te ajudar, portanto, aproveite.


Existem muitas formas de conseguir fazer as aulas renderem, como anotar os pontos relevantes, gravar o áudio das aulas e compartilhar (explicar) o que aprendeu com outros. Mesmo depois da aula, é possível fazer ela render ainda mais, acessando a vídeos e ouvindo podcasts relacionados  ao tema aprendido.



Opte pela modalidade EAD

Pode ser difícil para os pais conseguirem estar presentes todos os dias na universidade e ficar por algumas horas longe de casa, assim, optar pela modalidade de ensino a distância, pode ser uma enorme facilidade. Nas aulas EAD, é possível montar uma rotina de estudos, acessar aulas que foram dadas e há sempre uma equipe disponível para sanar dúvidas.


O EAD é uma modalidade indicada tanto para quem tem uma agenda apertada e precisa casar trabalho, família e estudos, como é  ideal para quem quer se especializar mas está com o orçamento limitado - e convenhamos que o orçamento de pais com crianças pequenas não é o mais folgado que existe! Então, se quer continuar estudando mesmo sendo pai ou mãe, considere universidades com esta forma de ensino, como da Unidombosco que oferece pós-graduações online.

Não pare de estudar por causa de filhos pequenos, por mais desafiador que isso possa parecer no início. Entenda que o futuro de seu filho depende de você e estudar abre uma infinidade de oportunidades no mercado, para que no futuro, você passe mais tempo ainda ao lado dele.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar