E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Evitar plágio em trabalhos acadêmicos

31/10/2018 Por: Editorial Dom Bosco
Plágio em trabalhos


Às vezes você encontra uma fonte que tem exatamente as informações que estava procurando. Ela é tão perfeita, que fica difícil transcrever de uma outra forma que transmita o mesmo conceito, e a vontade de copiar surge na mesma hora. Essa atitude é reconhecida como plágio, uma infração no mundo acadêmico que já trouxe punições severas aos plagiadores, até banindo alguns artigos.


Plágios em trabalhos acadêmicos não é uma coisa tão impossível de acontecer, porque muitas vezes a pessoa nem se dá conta de que está plagiando. Por quê? Porque nem sempre a cópia é de forma grotesca, ou seja, não é preciso copiar um texto do início ao fim para ser considerado plágio, pegar apenas um trecho sem atribuir mérito ao autor original, já é considerado um desrespeito às normas. Por conta da sutileza, fica difícil que professores e corretores consigam identificar esses trechos sozinhos, e por isso, é possível encontrar no mercado diversos softwares que fazem a identificação de modo automático.



Mas, suponhamos que você tenha escrito um artigo que foi publicado, e que por sinal, têm as mesmas informações necessárias para produzir um outro conteúdo. Pode esse artigo ser plagiado pelo próprio autor? Na verdade, não. Copiar produções próprias é denominado
autoplágio, e é frequente ser usado por autores que desejam dar maior destaque para seus trabalhos, principalmente em conteúdos para a web. Porém, não deixa de ser um plágio e, quando é identificado em algum artigo comprado, a agência contratante entra em contato solicitando a alteração.



Nenhum plágio é aceito, o que independe de ser seu ou de outro. Se você viu algo em um livro ou em blogs e deseja muito incluir em seu trabalho do mesmo jeito que está na fonte, é possível que isso seja feito, desde que esteja de acordo com as normas ABNT - Associação Brasileira de Normas e Trabalhos.


Algo prudente para evitar plágio, é utilizar ferramentas que vasculham artigos e os comparam com o conteúdo que foi desenvolvido, identificando trechos duplicados. Existem muitos softwares onlines que disponibilizam essa função, muitos são grátis ou oferecem preços bastante acessíveis, um investimento bastante válido para estudantes e autores.



Inserir uma cópia em projetos é o mesmo que roubar, considerando que, aquilo que está sendo usado não é da pessoa. Fora a atitude desrespeitosa, plagiar é o mesmo que reconhecer a própria incapacidade de produzir algo bom. Não se deixe levar pela impulsividade, pesquise mais de uma fonte e tire suas próprias conclusões ao realizar seus trabalhos acadêmicos, para ser reconhecido merecidamente.


Caso queira conhecer mais e produzir artigos livres de cópias, veja o post que fizemos com dicas de 8 programas que detectam plágios em trabalhos acadêmicos.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Notícias relacionadas

31/10/2018

Evitar plágio em trabalhos acadêmicos


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar