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Facebook quer preparar marcas para a Black Friday

22/10/2015 Por: Vanessa Cagliari
Facebook quer preparar marcas para a Black Friday


A Black Friday está agendada para ser realizada no dia 27 de novembro e o Facebook Business selecionou dicas e informações de mercado para as empresas otimizarem suas estratégias de negócio e aproveitarem as vendas. Em 2014, a Black Friday foi responsável por R$ 1,4 bilhão em faturamento para as empresas, registrando um total de 2,2 milhões de pedidos.


 
De acordo com a consultoria Ebit, o e-commerce no Brasil, responsável pela maior parte das vendas da data, crescerá 15% em faturamento, atingindo a marca de R$ 42 milhões. "Quando se nota um número de pedidos tão alto significa que até chegar a esse pico houve planejamento anterior. Por isso, é necessário preparar sua estratégia desde já. Ou seja, é uma oportunidade ainda maior para você lucrar mais", afirmam representantes do Facebook.


 
Para o Facebook, a Black Friday representa o pico das vendas, porém as empresas podem se beneficiar por um tempo mais longo, caso o planejamento leve em conta o comportamento dos consumidores. Dessa forma, a rede social concedeu quatro recomendações que podem auxiliar nas vendas.


 
A primeira dica engloba o planejamento estratégico para induzir lembrança das marcas, baseando-se no fato de que os clientes se preparam com bastante antecedência para as compras de final de ano. Segundo o Facebook, nesta etapa, é válido testar as alternativas de frequência, alcance e formato de anúncio carrossel, que permite o controle da dimensão do público-alvo e o número de vezes que ele será impactado pelo anúncio.


 
Após os consumidores conhecerem os serviços e os produtos, eles consideram a possibilidade de comprá-los. Para esta segunda etapa, é necessário aplicar estratégias para mostrar os benefícios e os diferenciais do que é oferecido, destaca o Facebook. Vale também usar o anúncio em carrossel para reforçar a mensagem e deve-se levar em consideração o formato de geração de leads.


 
Na terceira fase, os profissionais criativos devem estar dispostos para chamar a atenção do público-alvo e estimular o crescimento das vendas. Para divulgar o catálogo de produtos, pode-se testar o formato de anúncios dinâmicos. "Se quiser atrair mais clientes para a sua loja física, tente a opção de divulgação nas imediações com o nosso objetivo para alcançar pessoas próximas à sua empresa", declara o comunicado da rede.


 
Já na última fase, os consumidores que viram os produtos a pouco tempo têm a mensagem da marca mais fresca na memória, portanto vale a pena usar remarketing para essa audiência. Além disso, após o estouro de vendas, é importante aumentar o orçamento e diversificar os posicionamentos.

 
Com informações de Portal Comunique-se
 
 

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