E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Filmes e séries para entender o mundo da publicidade

05/02/2016 Por: Editorial Dom Bosco
Filmes e séries para quem gosta de publicidade

Para quem estuda ou atua na área de marketing e quer entender um pouco do universo da publicidade, existem algumas obras cinematográficas que dialogam com questões do dia a dia das agências de publicidade e despertam questionamentos pertinentes sobre a função da propaganda nos dias atuais. Confira, a seguir, uma seleção de filmes e séries para entender sobre publicidade.
 
 
 
Mad Men
Com criação e produção de Matthew Weiner, Mad Men é uma série que se passa na agência de publicidade Sterling Cooper, localizada na Madison Avenue, na cidade de Nova York, nos anos 1960. A história gira em torno do diretor de criação Donald Draper e seus sócios em um ambiente cheio de brigas de egos, golpes e traições que ocorrem nos bastidores da agência. Ao longo dos episódios, é retratado um panorama social da época, em um contexto em que sexismo, preconceito racial e cigarros são os elementos do cotidiano da agência.


 
 
Trust Me
Produzida em 2009, a série conta o universo da agência RGM, da cidade de Chicago, em que os amigos Mason e Conner formam uma dupla conhecida no ramo publicitário. A história muda quando Mason é promovido a diretor de criação e a amizade dos dois começa a ser testada em meio a uma briga de poder. A série busca retratar o dia a dia das agências de publicidade, com brigas de egos e rasteiras. Além disso, Trust Me foi escrita pelos dois ex-publicitários, Hunt Baldwin e John Coveny, que viraram roteiristas de TV.


 
 
 
99 Francos
O filme francês 99 Francos tem direção de Jan Kounen e é baseado na biografia de Frédéric Beigbeder, ex-publicitário. O longa-metragem apresenta um debate semelhante ao proposto pelo fotógrafo Oliviero Toscani na obra "A publicidade é um Cadáver que nos Sorri".


 
O abuso da propaganda e a sociedade do consumo desenfreado são abordados em seis capítulos narrados, conforme um pronome pessoal, pelo protagonista, Octave, publicitário conceituado no ramo. Na história, Octave entra em depressão e começa a abusar de drogas quando vê uma de suas ideias ser distorcida pelo presidente de uma grande empresa atendida pela agência.


 
 
Crazy People
O filme é uma sátira à publicidade. O publicitário Emory Leeson passa por problemas quando sua esposa o abandona e ele, então, num surto de honestidade, desenvolve uma campanha em que só se diz a verdade sobre os produtos. Seu chefe acha a ideia absurda e o obriga a se internar em um hospital psiquiátrico. No final, o material da campanha acaba sendo impresso por engano e se torna um sucesso, razão pela qual Emory é chamado de volta à agência.
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar