E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Gestão de marketing: dicas de como fazer e-mail marketing de forma eficaz

05/08/2016 Por: Editorial Dom Bosco

Gestão de marketing: dicas de como fazer e-mail marketing de forma eficaz

O e-mail marketing é uma ótima estratégia de comunicação e um ótimo canal para gerar conversões de vendas, e toda empresa precisa se comunicar com o seu público, sejam eles compradores ou potenciais clientes. Conforme apontou um estudo da empresa de plataformas de e-commerce, FBITS, 61% das empresas que usam e-mail marketing conseguem até 20% do seu faturamento de por meio de e-mails.
 
 
Para saber como fazer e-mail marketing de maneira eficiente e direcionada a melhorar a conversão de vendas, veja, a seguir, um passo a passo:

 
 
Ofereça informação relevante
De acordo com Diego Carmona, cofundador e CVO do leadlovers, quando o e-mail de um potencial comprador é inserido na base de contatos, ele passa a fazer parte de um funil de vendas. "Existem vários estágios do funil, porém, independente de qual seja, é preciso sempre oferecer conteúdo relevante para esse comprador", explica o especialista.
 
 
Diego conta ainda que é importante tratar todos os contatos como se fossem os mesmos, e, para isso é necessário segmentar cada contato em uma lista diferente. "Cada lead precisa ser muito bem segmentado com base nas conversões anteriores, e os e-mails marketing precisam conter apenas o conteúdo específico daquele estágio do funil. A premissa básica da comunicação por e-mail é entregar a mensagem certa para as pessoas certas", ressalta.


 
 
Se aproxime do cliente
Pelo e-mail ser uma ferramenta mais íntima e informal, é importante ser mais pessoal. Sendo assim, orienta Diego, você deve colocar o nome do destinatário e do remetente, e usar uma linguagem menos formal. Mas atenção: não envie muitos e-mails marketing em um dia ou semana. Procure dar intervalos entre um e-mail e outro.

 
 
Saiba fazer títulos objetivos
Para chamar a atenção do cliente e fazê-lo querer abrir o e-mail, procure fazer títulos objetivos e curtos. Essa técnica é ótima para causar impacto no leitor. Carmona afirma que o título chamativo, chamado de "copy" é um conhecimento que precisa ser adquirido para quem vai trabalhar com e-mail marketing.

 
 
Automatize
Junto com a técnica de entregar informação relevante, Diego explica que existe também a necessidade de automatizar o processo de envio de e-mails. Segundo o especialista, uma pessoa que só fez o download de um e-book ou forneceu seu e-mail talvez não esteja pronta para comprar um dos seus produtos. "Para isso, você precisa oferecer informação ao invés de tentar vender um produto. Enquanto que alguém que enviou uma dúvida sobre um produto talvez esteja mais próximo de fazer uma compra", conta.

 
 
Não compre listas
A base para o e-mail marketing é a permissão, então comprar listas de e-mail não é uma boa estratégia. “Fazer isso já foi muito comum, mas hoje isso não traz nenhum resultado e ainda arrisca o envio de e-mails para pessoas que se cadastraram, já que os filtros de Spam estão cada vez mais avançados”, explica Diego.

 
 
Monitore os resultados
Depois de todas as estratégias, o especialista aconselha monitorar todos os resultados dos e-mails marketing. As plataformas de envio de e-mail oferecem dados em tempo real, como taxa de abertura, descadastramento, taxa de cliques e conversões no site.
 
 
 
 
 Com informações de Portal Administradores 

 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar