E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Gestão de marketing digital: dicas para traçar um plano estratégico

26/08/2016 Por: Editorial Dom Bosco

Gestão de marketing digital

Planejar a gestão de marketing digital é uma ação essencial na estratégia de vendas. Além de facilitar na execução das tarefas, o plano de gestão ajuda a avaliar e aperfeiçoar a performance das ações de marketing, e, consequentemente aumenta o retorno sobre o investimento.
 
 
Segundo Eric Santos, especialista em marketing digital da Resultados Digitais, sem um plano estratégico de marketing digital, os resultados poderão ser comprometidos e o crescimento pode ficar limitado, além da perda de tempo e dinheiro. Mas, como fazer um planejamento de gestão de marketing digital?
 
 
Primeiramente, segundo Eric, é necessário realizar um diagnóstico da situação atual do negócio, analisar o que foi alcançado durante o ano, e os aspectos mais críticos da performance da empresa no momento. "Olhar para o desempenho do funil de vendas (Visitantes-Leads-Oportunidades-Clientes) permite ter uma visão geral de quais etapas estão tendo pior performance e merecem atenção especial", orienta o especialista.
 
 
O próximo passo após essa análise é determinar as prioridades para o ano, que podem estar atreladas à implementação de uma presença consistente de forma geral, ou a itens mais específicos, como converter mais visitantes em vendas. "É interessante estipular ainda os indicadores de desempenho, capazes de mostrar de maneira objetiva e mensurável e quanto os objetivos estão sendo alcançados", afirma Santos.
 
 
Você pode aplicar o Benchmarking, conta o especialista em marketing digital, Diego Carmona. Esse recurso é muito usado por empresas para extrair o melhor das concorrentes, para, assim identificar os pontos que podem ser aplicados à favor do seu negócio. “Desse modo, você tem a oportunidade de observar os pontos positivos e negativos das estratégias executadas para retirar insights poderosos e adaptar ao seu negócio”, explica Carmona.
 
 
Após realizar o diagnóstico e traçar as prioridades, o terceiro passo do plano de gestão de marketing digital é estipular os projetos para as metas do negócio. As metas são divididas em duas categorias, conta Diego: objetivo geral e objeto específico. O objetivo geral seria, por exemplo, aumentar as vendas, ou fortalecer a marca; enquanto que o objetivo específico seria elevar o número de visitantes do site, ou aumentar a quantidade de leads, conhecer o público-alvo e traçar personas.
 
 
Por fim, o último passo do plano de gestão é organizar todos os projetos em um cronograma, descrevendo o tempo mínimo de implementação de cada um. Assim, será possível visualizar a distribuição de projetos e orçamentos ao longo de todo ano e fazer alguns ajustes para tornar tudo viável, finaliza Eric.
 
 
Importante lembrar que cada um desses projetos tenham uma estimativa de orçamento, bem como o tempo e outros recursos necessários para a sua implementação.
 
 
Para aprender mais técnicas de gestão de marketing, especialize-se no curso de pós-graduação online em Gestão de Marketing Digital, que oferece conhecimentos sobre planejamento estratégico, gerenciamento de projetos, e-commerce, entre outros. Conheça a metodologia do curso, gratuitamente.
 
 
 
Com informações de Exame 

 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar