E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Gestão de produtos inovadores

18/09/2014 Por: Editorial Dom Bosco
Business Model Canvas


A exigência de qualquer empresa para manter-se sempre no topo, é a Criatividade. Novas ideias evitam o risco de cair no velho ciclo: nascer, crescer, amadurecer, ser esquecida e morrer.

Mas como gerir e quais ferramentas utilizar são os principais questionamentos. Para falar desse assunto, conversamos com Koki Mourão, MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas.

Existem hoje algumas ferramentas que permitem o esboço de um modelo de negócio, como é o Business Model Canvas, que consiste em uma análise aprofundada dos principais itens da empresa através de um mapa visual, dividido por quadrantes. Esta ferramenta foi criada por Alexander Osterwalder e tem como principal objetivo: estimular ideias inovadoras.




 

Koki Mourão, fala um pouco sobre o Business Model Canvas (BMC), que foi uma ferramenta importante na produção de seu Trabalho de Conclusão de Curso na FGV: “O Business Canvas Model é uma excelente ferramenta para se analisar o macro do ambiente de negócios através de 9 áreas ou blocos distintos. De fornecedores a estrutura de custos ou fontes de receita, é possível mapear as áreas mais relevantes ao seu negócio.”

Ele ainda fala um pouco de como isso pode trazer novas ideias: “Antes de implementar alguma nova ideia (inovação) é possível analisar em uma interface de fácil entendimento os aspectos principais. Se está faltando algo ao plano de negócios o BMC irá ajudar a localizar que área precisa de mais atenção.”

É preciso entender que para uma boa gerência de ideias inovadoras precisamos de um plano de negócios.  Segundo o Sr. Mourão, “Dependendo da complexidade, cada uma das áreas pode ter seu próprio SWOT. Dependendo, uma ameaça na área de parcerias estratégicas pode vir a ser uma oportunidade nas áreas de proposição de valor ou fontes de receitas. Aí, cabe ao gestor tomar a decisão estratégica que o aproxima mais dos objetivos da organização.”

Muitas vezes traçar um mapa dos principais pontos da sua empresa pode dar uma visão ampla, o que faz com que novas ideias possam surgir. Para a construção deste mapa é muito importante que toda a equipe participe, para que se possa enxergar a empresa como um todo, desde os projetos de entrada até a entrega ao comprador, por isso o Business Model Canvas pode ser uma boa ferramenta para trazer à tona boas e novas ideias.


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar