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Gestão de Qualidade: Aprenda ferramentas e técnicas

28/09/2018 Por: Editorial Dom Bosco

gestao qualidade
A
gestão de qualidade reúne técnicas e ferramentas para que as empresas dos mais diversos ramos de atuação, consigam executar processos de forma adequada. Fornecer serviços não é algo simples, e estar atento a alguns conceitos presentes no mercado, pode ajudar sua empresa a atuar de forma mais estratégica.


Gestão de Qualidade, refere-se ao gerenciamento dos processos relacionados aos serviços. Pode parecer que oferecer qualidade se resume a executar bem atividades, mas é um processo tão necessário e complexo, que até o governo desenvolveu regras para guiar em suas atuações. Um exemplo o selo ISO 9001, do instituto internacional ISO (International Organization for Standardization), que cuida da padronização de determinadas atividades, para a proteção da qualidade nas organizações, o que agrega valor às empresas.



Plano de Ação 5W2H -  (ferramenta)

Todo plano de ação pode parecer incrível, mas se não tiver prazo, tempo e motivo para acontecer, torna-se um verdadeiro caos. O plano de ação 5W2H, reúne cinco perguntas básicas, que devem ser adotadas antes de decidir qualquer estratégia: o quê?; quando?; por quê?; onde?; como?; quem?; quanto?.


Diagrama de Pareto (ferramenta)

A regra que define o Diagrama de Pareto é: 80/20. Isso significa que, em uma atividade de 100%, cerca de 20% do esforço, produz 80% dos resultados. Por exemplo, em uma empresa que disponibiliza sorvetes, apenas 20% dos sabores do cardápio, são responsáveis por 80% dos lucros. Portanto, o empreendedor deve se concentrar nos sabores que geram melhores consequências. Da mesmo modo, as empresas que aplicam essa ferramenta, conseguem interpretar quais são os processos que concentram os maiores resultados.


Diagrama de Ishikawa (ferramenta)

Trata-se de um diagrama estilo “espinha de peixe” para entender as causas e consequências das ações. São colocados os objetivos e quais as consequências que as atividades deverão gerar para alcançá-los.



Brainstorming (ferramenta)

O brainstorming não está ligado diretamente ao processo de qualidade, mas pode contribuir na identificação de comportamentos mais convenientes para gerar qualidade. Derivado do inglês “tempestade de ideias”, consiste em estimular a criatividade em um grupo de pessoas, fazendo um apanhado de ideias - mesmo as mais desconexas - que depois serão filtradas, descartadas ou complementadas.



Dentro das técnicas para conseguir gerenciar a qualidade dentro das empresas, é por tornar construir bons planejamentos, buscar classificações que comprovem a qualidade da empresa - como o ISO 9001 - e conseguir mensurar e controlar os resultados. Para que você consiga explorar diversas ferramentas e compreender técnicas para a gestão de qualidade, recomendamos a pós-graduação de Gestão de Qualidade Unidombosco. Não perca tempo, e comece agora mesmo a contribuir com a gestão de qualidade da sua empresa: experimente grátis por 7 dias!




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