E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Gestão de Qualidade: o que você precisa saber para implementar em sua empresa

19/02/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 gestão de qualidade


A qualidade deve estar em todos os processos de uma empresa séria e que deseja sempre ser vista com credibilidade no mercado. Embora muitos gestores saibam a importância desse fator sobre as atividades internas, há sempre a dúvida de como implementar as bases para que ela possa acontecer, ser monitorada e melhorada continuamente. Continue a leitura e saiba tudo o que você precisa para implementar em sua empresa a
Sistema de Gestão de Qualidade - SGQ.


Leia também: 5 Pontos Críticos que não devem faltar na gestão estratégica das empresas



Não deve ser um compromisso isolado


Empresas são feitas de pessoas, e todas essas estão por trás dos processos e produções. Correto? Sim. Então, de nada adianta se apenas alguns setores/cargos da empresa estejam empenhados em promover a Gestão de Qualidade.


Estamos falando de um sistema integrado, que deve acontecer de forma abrangente, sem deixar ninguém de fora. Então, o primeiro passo para implementar o sistema, é envolver todos os colaboradores, deixando claro os objetivos, consequências e benefícios que o compromisso trará para todos os envolvidos.



Entenda os pontos críticos da empresa


Uma mesma empresa pode oferecer muitos produtos e serviços distintos - alguns até com marcas diferentes. Num cenário assim, é bom ser realista e entender que a excelência com o sistema de qualidade não será alcançada do dia para a noite.


Para evitar que a equipe e processos fiquem perdidos, é seguro e estratégico definir quais são os produtos e serviços que mais necessitam do SGQ e que possuem urgência em sua implementação. Mapeie junto ao time quais ofertas e atividades são pontos-forte do negócio e adote, mesmo que aos poucos, a excelência.



Implante indicadores de qualidade
Ter indicadores é bom, mas monitorar (de verdade) é melhor ainda. Têm milhares de empresas espalhadas pelo mercado que não possuem mais espaço para incluir novos indicadores nas tabelas e que devido ao excesso, deixam tudo mais complexo e difícil de analisar.


Indicadores não devem complicar a vida; se os indicadores que foram definidos estão fazendo isso com você, pode parar tudo - tem algo muito errado. O mercado fornece ferramentas e indicadores prontinhos para você usar, como os Indicadores de Eficiência — Produtividade e Eficácia — Satisfação e Fidelidade do Cliente. Você pode ser original ao adaptar KPIs personalizados, mas evite complicar as coisas.  



Levante Informações


Os KPIs foram definidos, mas ainda não há nada para colocar neles porque você não tem dados suficientes. Pois é, meu bem: é indispensável definir também como serão coletadas as informações da empresa, para alimentar as bases.


Mas, não precisa se assustar, com organização tudo acontecerá naturalmente (ou quase). Algumas companhias preferem coletar essas informações de forma manual, o que pode até funcionar para uma empresa de pequeno porte. Agora, grandes empresas têm mais dificuldade, sendo bom pedir um help a tecnologia e adotar o sistema de coleta automatizada.   



Acompanhe e Interprete


O acompanhamento é peça-chave na Gestão de Qualidade de uma empresa, já que é a interpretação desses levantamentos que fará possível entender quais as melhores ações para funcionar sempre com excelência no mercado. Estabelecer KPIs para não ficar de olho, é melhor nem fazer.


Investir em treinamentos para a equipe e que melhorem a compreensão da SGQ na mente de todos os colabores, é uma ótima dica. Quanto mais pessoas entenderem como as coisas funcionam, mais fácil será de fazer interpretações e acompanhamentos efetivos e que, contribuam assim, para a excelência contínua de toda a empresa.



Conheça o curso de extensão em Gestão da Qualidade


Estenda suas possibilidades de sucesso e experimente grátis o conteúdo riquíssimo que a Unidombosco preparou para ajudar você a entender e aplicar a Gestão de Qualidade no negócio.  Não deixe passar, faça ainda hoje sua inscrição e seja também um de nossos alunos com reconhecimento no mercado!


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar