E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Gestão de RH: confira as principais tendências de recrutamento para 2017

24/01/2017 Por: Vanessa Cagliari

 tendências de recrutamento para 2017

Apesar do cenário complicado vivido pelo Brasil no último ano, as contratações neste ano devem continuar acontecendo. Para descobrir as tendências de recrutamento para 2017, a consultoria Robert Half desenvolveu uma pesquisa com 100 diretores de Recursos Humanos, que afirmaram, em sua maioria (83%) que vão manter as contratações pelos próximos doze meses, tanto para preencher cargos vagos como para repor cargos já disponíveis.
 
 
Entretanto, os processos de recrutamento e seleção ainda manterão as altas exigências. Uma característica de destaque na hora da contratação será a experiência profissional demonstrada por meio de resultados consistentes.
 
 
Em relação à retenção de talentos, em época de crise econômica, a disputa pelos profissionais mais qualificados fica mais acirrada e as empresas precisam de novas soluções para construir uma equipe de alta performance.
 
 
Uma dica importante para quem trabalha com gestão de RH, segundo o estudo, é prestar atenção para não perder um profissional qualificado para as empresas concorrentes, pois mesmo com o cenário mais desafiador, as pessoas continuam a mudar de emprego.
 
 
É fundamental saber como aproveitar ao máximo o potencial de cada pessoa e incentivar a sua permanência na empresa, oferecendo oportunidade de crescimento e programas de desenvolvimento de carreira.
 
 
Veja os principais desafios das atividades de recrutamento:

 

Em 2017 Em três anos
Disputa por profissionais qualificados Disputa por profissionais qualificados
Engajamento Recrutamento via redes sociais
Plano de sucessão Plano de sucessão
Gestão de talentos Demanda por flexibilidade
Gestão de diferentes gerações

Gestão de talentos

 
 
 

Ainda segundo a pesquisa da consultoria, 53% dos diretores de Recursos Humanos declararam que o tempo do processo de recrutamento aumentou em suas empresas, devido à dificuldade em encontrar profissionais com o perfil desejado.

 
 
Segundo o diretor geral da Robert Half Brasil, Marcelo Mantovani, as empresas precisam acompanhar de perto as tendências do mercado, oferecer um processo de recrutamento eficiente para compor uma oferta competitiva que conquiste o profissional do nível desejado.

 
 
De acordo com a pesquisa, os bons profissionais passaram a se recolocar mais rápido que a média de mercado de trabalho, sendo necessário oferecer uma proposta interessante para que eles aceitem mudar de emprego quando ainda estão empregados. Nesse contexto, a disputa por profissionais qualificados deve se tornar ainda mais acirrada nos próximos três anos. Dessa forma, as empresas que conseguirem se preparar com antecedência e criar uma estratégica de atuação terão mais chances de compor equipes de alto desempenho.

 
O levantamento da Robert Half foi baseado em análises de mercado de recrutamento, em entrevistas com candidatos, job descriptions, percepção de mercado dos consultores e gerentes da Robert Half e pesquisas globais com diretores de RH, CIOs e CFOs.
 
 
 
 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar