E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Gestão de RH: por que é importante investir no desenvolvimento da equipe

20/07/2016 Por: Vanessa Cagliari

Gestão de RH: por que é importante investir no desenvolvimento da equipe

Engajar, motivar e investir no conhecimento auxiliam no desenvolvimento de tarefas dos colaboradores e no alcance de suas metas. Essa estratégia precisa fazer parte da gestão de recursos humanos de uma empresa, pois é através dela que a eficiência do trabalho será garantida, além de melhorar a integração da equipe.


 
Conforme afirma Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a valorização do trabalho dos profissionais é o caminho para assegurar a qualidade na gestão de uma empresa. "É fundamental estabelecer relações com colaboradores e criar condições para que eles realizem o trabalho de forma humana, aumentando a sua produtividade", disse.


 
Ainda de acordo com o especialista, para manter a motivação dos funcionários e conseguir resultados ainda melhores, é preciso investir cada vez mais no desenvolvimento de cada um, e as empresas que já adotaram essa prática já detectaram mudanças significativas. Veja algumas dicas para implantar o desenvolvimento de pessoas na empresa:


 
 
Invista em capacitação
Para desenvolver o potencial de cada colaborador, de acordo com Martins, o profissional de recursos humanos pode implantar programas de capacitação com base em um plano de carreiras e nas metas definidas pela empresa. "Incentive a busca pela constante capacitação e reciclagem do colaborador", aconselha.


 
 
Identifique os fatores que afetam o bem-estar
O gestor de RH deve ter completo entendimento dos membros da sua equipe para que sejam desenvolvidos programas com foco no bem-estar e no clima organizacional positivo. Segundo Jairo, uma boa dica é identificar, por meio de uma pesquisa, os fatores que afetam a falta de motivação, ou a satisfação dos colaboradores. Depois disso, devem ser definidas as estratégias que vão auxiliar no aumento da produtividade, criando forças para buscar melhores resultados.


 
 
Estabeleça a função de cada profissional
O gestor de RH deve apontar as atribuições de cada um dos colaboradores, pontuando a participação de cada membro da equipe. Jairo aconselha a implantar um plano de cargos e salários e um planejamento de metas que cada colaborador deve seguir, com base nas competências de cada pessoa e nos objetivos da empresa.


 
 
Remuneração e incentivos
Adotar práticas de remuneração, reconhecimento e incentivos são importantes para aumentar o engajamento dos colaboradores. Os ajustes salariais, ou bônus por meta alinhados ao plano de carreira funcionam como provas de reconhecimento, estimulando os colaboradores a apresentar ideias inovadoras e soluções para problemas.


 
 
Abra canais de comunicação
É importante ouvir o que cada pessoa tem a dizer, seja uma crítica ou uma nova ideia. Estabeleça uma relação de confiança entre a liderança e a equipe, e implante canais de comunicação, pois a discussão sobre os indicadores e planos de ação são fundamentais para o engajamento das pessoas, finaliza Martins.


 
 
Quer aprender mais sobre gestão de RH e desenvolvimento de pessoas? Então conheça o curso de MBA online em Desenvolvimento de Pessoas do Dom Interativo, que oferece conhecimento sobre planejamento de carreira, treinamentos, métodos de avaliação de desempenho, motivação, liderança, psicologia das organizações, entre outros. Conheça nossas aulas, gratuitamente.
 
 

Com informações de Exame


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar