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Gestão de RH: saiba como melhorar o trabalho em equipe

22/12/2016 Por: Editorial Dom Bosco

melhorar o trabalho em equipe

A sincronia no trabalho em equipe pode melhorar significativamente o nível de produtividade dos colaboradores, e os resultados podem ser alcançados de forma mais rápida. O trabalho em equipe é uma necessidade para a grande maioria dos profissionais, no entanto, os introvertidos acabam passando por dificuldades no momento de entrosar com outras pessoas e afirmar a sua posição na equipe.
 
 
De acordo com o especialista Silvio Celestino, da Alliance Coaching, apesar de dominarem um conhecimento aprofundado sobre algum tema, os introvertidos são os que sentem menos à vontade para expor suas ideias no grupo. Entretanto, trabalhar em equipe é um desafio para os extrovertidos, pois eles podem sentir dificuldade em manter o foco.
 
 
Para lidar com ambos os perfis comportamentais, o líder da equipe pode introduzir algumas técnicas de gestão de RH, que ajudam a desenvolver o melhor de cada colaborador, e melhorar a habilidade de se comunicar de maneira direta e assertiva. Descubra, a seguir, como melhorar o trabalho em equipe e o desempenho de cada profissional:
 
 
 
1.Identificar o perfil de cada membro da equipe
Segundo Silvio, a primeira recomendação ao iniciar o projeto de melhorar o trabalho em equipe é identificar o perfil comportamental de cada pessoa e entender em que situações cada um costuma se sair melhor ou pior.
 
Observe, por exemplo, quem costuma falar mais do que o necessário durante as reuniões, e quem tem um comportamento mais reservado e se sente incomodado quando precisa falar para muitas pessoas e se acaba deixando de falar sobre informações importantes.


 
 
2.Estruturar o que deve ser dito
Depois de identificado os perfis, o gestor deve respeitar o comportamento de cada um e criar novas estratégias para desenvolver as habilidades das pessoas da equipe.Por exemplo, para os introvertidos, a dica é estruturar as falas com antecedência. Com tudo isso organizado, o risco da pessoa apenas observar quando poderia estar contribuindo é menor, e assim, a comunicação poderá fluir mais facilmente, conta Silvio.
 
No caso dos mais extrovertidos, a dica é tentar ser menos prolixo durante a fala e mais profundo na construção dos argumentos. "Essas pessoas gostam tanto de sociabilizar que muitas vezes acabam perdendo o foco", afirma o especialista.
 
 
 
3.Estabelecer objetivos e avaliar
Quando a equipe sabe quais são os propósitos de cada projeto e qual a função de cada membro na equipe, os resultados são obtidos mais facilmente, segundo Elizabeth H. de Oliveira, especialista em Metodologia do Ensino, Pedagogia Empresarial e Gestão de Pessoas.
 
Portanto, para otimizar a produtividade da equipe, o líder deve definir as metas e prazos de entrega de cada colaborador. Depois, deve ser feita uma avaliação de desempenho para ajudar na orientação dos trabalhos, e na identificação de erros e sua correção.
 
 
 
4.Promover o diálogo
O diálogo é uma ferramenta determinante para manter as relações interpessoais saudáveis entre os membros da equipe e entre a equipe e o líder. "Ninguém tem "bola de cristal" para adivinhar o que o outro pensa ou precisa. Evitar e saber administrar situações de conflito é responsabilidade de todos", conta Elizabeth.
 
 
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Com informações de RH Portal

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