E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Gestão financeira: dicas para controlar as finanças da empresa

02/08/2016 Por: Editorial Dom Bosco

Dicas para controlar as finanças da empresa

Manter o controle das finanças da empresa é uma tarefa que deve ser adotada pelo empreendedor para garantir seu poder de investimento e não ficar no vermelho. Segundo o economista Flavio Maluf, o primeiro passo é separar as contas pessoais das contas empresariais. Para o especialista, apenas dessa maneira poderão ser feitos os devidos ajustes e o controle financeiro se torna mais eficaz. Veja, a seguir, dicas para controlar as finanças da empresa:
 
 
 
1.Separe as contas
De acordo com Flavio, tenha uma conta pessoal e outra conta exclusiva para a empresa. Nunca misture as duas, pois você pode se perder entre as suas despesas e as despesas do negócio, desorganizando todo o seu controle financeiro. Quando se mantém uma conta exclusiva para a empresa, você consegue analisar claramente o panorama de lucro e prejuízo, evitando problemas.
 
 
 
2.Mantenha a organização
Se você tem dificuldades em manter a ordem na gestão das finanças empresariais, contrate os serviços de um consultor financeiro, que vai te orientar sobre os impostos que devem ser pagos, as datas de vencimentos das faturas, de pagamento dos funcionários, entre outros gastos e investimentos. "Não pague juros desnecessários por falta de organização e nem crie dor de cabeça à toa", aconselha Flavio.
 
 
 
3.Registre as movimentações da empresa
Registre em uma planilha tudo o que entra e sai da empresa, não importa se é um item simples ou complexo. Flavio recomenda criar uma planilha no Excel ou implantar um sistema digital para manter o controle de todos os gastos.
 
 
 
4.Saiba quais são os custos fixos e os custos variáveis
Segundo o economista, assim como na vida pessoal, é preciso listar os custos fixos, ou seja, as contas mensais: água, telefone, impostos, folha de pagamento, etc. – e quais são os custos variáveis – aqueles que dependem da compra do mês, sofrem alteração de valor e mudam, como a compra de um equipamento.


 
 
Quer saber mais sobre finanças empresariais? Então conheça os cursos de MBA online em Finanças do Dom Interativo, gratuitamente.
 
 
Recomendado para você:
 
 
>Os principais tributos pagos pelas empresas.
 
 
 

Com informações de Mundo Carreira


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar